Como tirar segunda via de certidão de nascimento

links patrocinados

Como tirar segunda via de certidão de nascimento

Sua documentação é muito importante porque é com ela que você terá direito a educação, saúde e demais necessidades. Sendo que logo que nascemos nossos pais fazem a nossa Certidão de Nascimento para que tornemo-nos cidadãos brasileiros e reconhecidos.

Conheça alguns dos principais documentos de identificação

Como tirar segunda via de certidão de nascimento 2 via certidão de nascimento

Alguns anos depois chega à vez do Documento de identidade, mais conhecido como RG, e depois é o CPF. Todos estes documentos são imprescindíveis porque para se matricular em uma instituição de ensino, requerer atendimento nos postos de saúde ou até mesmo para abrir empresas você terá que informar e apresentar seus documentos de identificação. Outros documentos que também servem para a identificação do cidadão são: a Carteira Nacional de Habilitação, Título de eleitor, Certidão de Casamento, Carteira de trabalho e, por último, a certidão de óbito que é requerida por seus familiares logo que a pessoa falece.

saiba Como tirar segunda via de certidão de nascimento

Como fazer Certidão de Nascimento

Para fazer a certidão de nascimento de seu pequeno é importante que você se atente aos seguintes procedimentos. Primeiro você deverá receber a Declaração de Nascido Vivo, caso dê a luz em um hospital ou maternidade, para os casais em que o filho nasceu em casa, os responsáveis pela criança deverão ir até um cartório. Ambos os casos será no Cartório de Registro Civil que terão acesso à certidão de nascimento, esta que é o primeiro documento ao qual seu filho terá o pleno exercício da cidadania. A Certidão de Nascimento deverá ser feita até 15 dias depois do nascimento do bebê, porém existem algumas exceções. Como é o caso de pais que morem mais de 30 quilômetros de distância de um cartório, neste caso o período será de três meses após o nascimento. Se for a mãe do recém nascido a responsável por solicitar a certidão o prazo para a obtenção do documento terá a prorrogação de 45 dias.

Certidão de nascimento

Como tirar a segunda via da certidão de nascimento

A certidão de nascimento é um direito de todos e por isso em sua primeira via é totalmente gratuita. Caso sua certidão esteja danificada ou avariada será importante que faça uma segunda via, esta que será cobrada de acordo com o cartório que irá emitir esta documentação. Haverá também a opção de o cidadão comprovar que não pode arcar com o custo da emissão da segunda via, para isso entre em contato com o cartório para verificar qual é o procedimento para a isenção da taxa. Para obter a segunda via de sua certidão de nascimento você deverá comparecer ao cartório em que ela foi feita e solicitar a segunda via, obedecendo ao procedimento para a obtenção da mesma.

Confira Como tirar segunda via de certidão de nascimento

Segunda via de certidão de nascimento pela internet

No Paraná existem diversos cartórios que estão disponibilizando a obtenção da segunda via da certidão de nascimento pela internet e para isso basta o cidadão entrar no em um site cadastrado pelos órgãos, pagar a taxa e então obter a segunda via de seu documento oficial. Para maiores informações você poderá efetuar uma busca minuciosa e então verificar qual é a melhor opção para a obtenção de sua segunda via da certidão de nascimento.

Pesquisar
Artigos Relacionados