Como tirar um passaporte europeu

links patrocinados

Como tirar passaporte europeu

Um benefício que não é para todos

Um dos maiores sonhos dos brasileiros é poder andar pela Europa sem restrições, sem prazos, sem ter de comprovar nada e até trabalhar lá. Porém, para isso é necessário ser um cidadão europeu e possuir um passaporte europeu. O famoso passaporte vermelho, que é o que dá todas estas regalias citadas acima, pode ser tirado por qualquer pessoa que possua cidadania europeia. E é aí que vem a parte difícil: nem todos podem ter a cidadania europeia, seja em qual país for.

Basicamente, somente pessoas que sejam descendentes até o terceiro grau têm direito à cidadania de qualquer país europeu. Esta não é uma regra absoluta, já que cada país exige menos ou mais coisas para que o requerente consiga a cidadania. Mas é uma condição básica para que o processo seja iniciado.

Tirar o passaporte europeu resolve seus problemas

Como tirar passaporte europeu Saiba Como tirar passaporte europeu

Comum as pessoas quererem saber como tirar o passaporte europeu. E não é por menos: com tantos benefícios é realmente algo incrível poder ser cidadão de um país de primeiro mundo como são praticamente todos os da Europa.
Até mesmo para o turismo isso seria ótimo. Isso porque muitos países exigem uma série de requisitos para que o brasileiro e até pessoas de outras nacionalidades possam visitar os países da União Europeia. As exigências vão desde uma renda fixa mínima comprovada, fluência na língua e até o endereço de hospedagem durante a estadia no continente. Com um passaporte vermelho em mãos, não é necessário nada disso, apenas o passaporte.

Como tirar passaporte europeu - saiba mais

Procedimento para tirar passaporte europeu

Para quem foi “abençoado” com a possibilidade de se tornar um cidadão europeu, basta reunir alguns documentos importantes e levar até o consulado do país do qual pretende ser cidadão. Estes documentos são basicamente os mesmos na maioria dos casos: certidão de nascimento ou batismo do ascendente europeu, certidão de naturalização dele ou certidão de óbito. Da pessoa que pretende obter a cidadania basta levar certidão de nascimento, cópia do RG (autenticada) e todas as certidões de nascimento necessárias para comprovar a descendência.

Após levar os documentos até o consulado, basta esperar o resultado do processo, que pode levar até 10 anos dependendo do caso. Isso porque, em alguns casos, é necessário buscar os documentos no país de origem.

Passaporte europeu

Prazo para tirar passaporte europeu

Após conseguir tirar a cidadania europeia, o que pode durar até 10 anos, basta solicitar o seu passaporte vermelho no consulado do país aqui no Brasil. O processo é quase o mesmo que aqui no Brasil para tirar o passaporte brasileiro: você preenche um formulário, paga uma taxa e aguarda o passaporte ficar pronto. Tudo isso não leva mais do que seis meses.

Confira Como tirar passaporte europeu

O que fazer depois de tirar o passaporte europeu?

Após conseguir tirar o passaporte europeu, basta que você compre suas passagens e parta rumo ao velho continente para conhecer novos lugares, trabalhar, estudar, enfim, fazer o que quiser, respeitando, é claro, todas as leis dos países e todas as culturas dos lugares por onde passar, já que agora você é um cidadão europeu e deve zelar pela organização por onde passar.

Pesquisar
Artigos Relacionados