Como tirar passaporte em São Paulo

links patrocinados

Como tirar passaporte em São Paulo

Viajar está entre as atividades que as pessoa, de qualquer lugar do mundo, mais gostam de realizar. Esta é uma maneira incrível para conhecer culturas, histórias, pessoas, gastronomias e lugares, desfrutando de algo, na maioria das vezes, totalmente novo e inusitado ao seu cotidiano. O Brasil pode lhe agregar muitos conhecimentos novos devido as mais diversas culturas que aqui residem, sendo um país extremamente rico. E você também pode ter a oportunidade de conhecer outros países, visitando lugares em que nunca esteve e que reservam surpresas e histórias variadas. No entanto, para poder viajar para outros países você vai precisar de planejamento e também documentos importantes, como o passaporte.

O que é um passaporte

Como tirar passaporte em São Paulo Saiba Como tirar passaporte em São Paulo

Passaporte é um documento indispensável para aquelas pessoas que querem viajar para fora do país. É com este documento que a pessoa mostra sua naturalidade e nacionalidade de maneira formal, podendo entrar, ou não, em outros países. O passaporte é emitido pelo governo do país e ele concede a quem o possui a permissão para poder cruzar e adentrar no país que você deseja conhecer e/ou visitar. Com este documento a pessoa terá toda a proteção no país estrangeiro e também poderá retornar de maneira segura para o seu país. Se você está pensando em fazer uma viagem, mas ainda não possui um passaporte, saiba como tirar passaporte em São Paulo.

Confira Como tirar passaporte em São Paulo

Saiba como fazer para tirar passaporte em São Paulo

Para poder tirar passaporte em São Paulo você precisa, antes de tudo, acessar o site do Departamento de Polícia Federal. É neste portal que você irá pedir o seu passaporte, clicando na opção “requerer passaporte”. Depois disso, clique no link “emissão do passaporte”, que você irá encontrar na página. O próximo passo para tirar passaporte em São Paulo é preencher, corretamente, o formulário para solicitar o documento e, na sequência, emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União). Você deverá fazer o pagamento da GRU e, após isso, compareça a uma das unidades da Polícia Federal para tirar passaporte em São Paulo. Vale ressaltar que alguns postos exigem que você realize um agendamento antecipado através do site.

Como tirar passaporte em São Paulo - saiba mais

Documentos necessários para tirar passaporte em São Paulo

Para poder tirar passaporte em São Paulo, alguns documentos são exigidos e você deve portá-los para que o procedimento possa ser realizado. Entre os documentos que você deverá possuir para tirar passaporte em São Paulo estão: carteira de identidade (a sua carteira de motorista ou ainda a de trabalho e previdência social), CPF (Cadastro de Pessoa Física), título de eleito juntamente com o comprovante de que você votou na última eleição (ou ainda a declaração dada pela Justiça Eleitoral), menores de 12 anos devem portar a certidão de nascimento, homens precisam estar com o certificado reservista, e os casados ou aqueles que são divorciados deem apresentar a certidão de casamento. É indispensável levar o comprovante de que foi preenchido o formulário no site e, também, caso tenha, o antigo passaporte.

Conheça Como tirar passaporte em São Paulo

Quando o documento fica pronto

O passaporte fica pronto em até seis dias úteis, sendo que o seu valor comum é de pouco mais de R$ 150,00. Se for renovar o documento, é necessário que apresente o passaporte antigo. O passaporte expira em um prazo de cinco anos, e você deverá renová-lo, se quiser viajar, enviando uma solicitação nova. Para as crianças de até 4 anos, o prazo de renovação é diferente. Crianças com até um ano de idade contam com um passaporte de um ano de validade somente. Entre um e dois anos, o prazo é dois anos; entre dois e três o prazo de validade é de três anos; e entre três e quatro anos de idade, a validade do documento é de quatro anos.

Pesquisar
Artigos Relacionados