Como se tornar um degustador profissional

links patrocinados

Como se tornar um degustador profissional

Todo mundo já teve ter ouvido falar de algum cargo nas empresas e concursos voltado para pessoas que saibam degustar chocolates, cafés, cerveja, vinhos, queijos ou qualquer outro tipo de alimento e bebida. Se você é interessado na gastronomia e suas sensações ou está só curioso confira o caminho de como se tornar um degustador profissional.

O que é preciso para ser um degustador?

Como se tornar um degustador profissional Saiba Como se tornar um degustador profissional

Primeiramente, para conseguir como se tornar um degustador profissional não é somente preciso gostar de comer, mas apreciar o sabor do alimento e saber diferenciar peculiaridades de cada marca ou tipo de produto. Para isso é preciso ter um paladar bem aguçado, e para alguns tipos de alimentos e bebidas, até mesmo o tato e o olfato devem ser bem precisos.

Até se chegar a um nível bastante profissional de reconhecimento é preciso de bastante estudo, tanto para conseguir encontrar defeitos, como encontrar o melhor sabor possível. Entretanto, nem sempre é o gosto pessoal que vai contar para que quer saber como se tornar um degustador profissional, devendo ele contar também com diversos outros pontos importantes.

Confira como se tornar um degustador profissional

Como se tornar um degustador profissional: é preciso de uma graduação?

Cursos superiores de graduação ou pós-graduação não são obrigatórios para quem quer saber como se tornar um degustador profissional, já que nem há no Brasil a disponibilidade de aulas mais específicas. O estudo da degustação deve ser feito em cursos especializados, tanto no Brasil, quanto no exterior, sendo que o produto também pode interferir na melhor região para se estudar e vice e versa.

Existe a forma certa de se colocar o copo ou garfo a boca para se absorver o sabor da melhor forma possível, por exemplo, além de partes da língua que devem ser priorizadas na mastigação. Quem quer conseguir como se tornar um degustador profissional também deve treinar em casa.

Degustador profissional

Salário do ramo

O ganho com a profissão pode variar bastante de acordo com o serviço e tamanho da empresa, podendo ser entre R$ 800 e R$ 7000 por sessão. Depois de conhecer sua personalidade e estudar para como se tornar um degustador profissional, a pessoa ainda deve se dedicar a um marketing pessoal para conseguir se promover nesse mercado que não está tão em alta, hoje em dia.

Como se tornar um degustador profissional - saiba mais

Como se tornar um degustador profissional: onde vou trabalhar

O local mais provável que uma pessoa que realmente quer conseguir como se tornar um degustador profissional vai trabalhar são em empresas produtoras de alimentos. Entretanto, os que sabem tudo de café ainda podem ser contratados pela Bolsa de Valores, exportadoras e lojas para averiguar qual o melhor grão em oferta para fazer a melhor bebida. Também dá para trabalhar como professor na área.

Ainda há a chance de a pessoa que quer saber como se tornar um degustador profissional ser contratada para concursos de melhor cachaça, melhor queijo e melhor fruta, por exemplo. Pode não parecer, mas é um emprego de muita responsabilidade, já que depende do degustador o futuro de certo produto. Se ninguém mais gostar, o prejuízo para a empresa é grande.

Pesquisar
Artigos Relacionados