Como resolver um cubo mágico

links patrocinados

Como resolver um cubo mágico

O cubo mágico foi criado pelo professor húngaro Ernõ Rubik em 1974. O cubo é basicamente um quebra-cabeça feito de plástico, em terceira dimensão. Cada uma das seis faces do cubo é composta por 9 partes independentes e uma cor diferente. No total, são 26 peças que se movem independentes entre si. O movimento é permitido devido às engrenagens fixas, escondidas no centro do cubo.

O seu criador, o professor Rubik, deu o nome de cubo mágico. Porém, a empresa de brinquedos Ideal Toys mudou seu nome para Cubo de Rubik (em alusão ao criador).

O cubo mágico é um dos brinquedos mais bem sucedidos no mundo, tendo vendido pouco mais de 900 milhões de unidades. A década de 80 foi a mais popular do quebra-cabeça.

Como resolver um cubo mágico

Como resolver um cubo mágico Cubo mágico

Resolver um cubo mágico pode ser uma tarefa bem difícil e demorada para aqueles que não tem prática. Saiba que existem campeonatos mundiais para resolução do cubo mágico. E os campeões conseguem resolver um cubo mágico em menos de um minuto! Isso mesmo: enquanto você leva um mês para resolver o cubo mágico, tem gente que leva segundos.

É claro que isso não é aprendido de uma hora para outra. O cubo mágico é algo complexo que exige concentração, lógica e movimentos rápidos.

Para resolver um cubo mágico com maestria, é necessário um bom conhecimento de matemática. Isso porque é ela quem determina os melhores movimentos e as possibilidades. Descrever todo o cálculo aqui levaria alguns dias, por isso, é recomendável que você acesse algum site especializado para visualizar os cálculos corretos para aprender a resolver um cubo mágico mais rapidamente.

Saiba Como resolver um cubo mágico

Outras variações de cubo mágico

Além da versão de 3X3 há outras ‘imitações’ do cubo mágico. Há versões criadas de 2X2, 4X4 e 5X5. O grau de dificuldade aumenta à medida que o número de partes aumenta.

Além destas versões ‘convencionais’, existem versões feitas com base em poliedros. É possível encontrar ‘cubos’ mágicos em formato triangular, piramidal, losango, enfim, vai da imaginação – e das competências matemáticas – do criador do ‘cubo’.

O que é um cubo magico

Dicas para resolver um cubo mágico

Para resolver um cubo mágico, além dos conhecimentos matemáticos é necessário que você seja habilidoso com as mãos. Muitas vezes as engrenagens do cubo travam e dificultam as coisas. É ai que sua capacidade de movê-las irá fazer a diferença. Quem sabe, você não é um mestre do cubo mágico? Você poderá participar de um dos campeonatos mundiais e ganhar reconhecimento internacional e um prêmio em dinheiro.

Resolva um cubo mágico

Saiba mais

Poucas pessoas têm a habilidade necessária para resolver um cubo mágico. A maioria delas demora muito para conseguir, isso quando não desiste no meio do caminho. Para nós que não conhecemos muito bem a teoria por trás do objeto parece realmente impossível. Mas nunca custa tentar. Afinal, é melhor tentar e não conseguir do que se arrepender de não ter tentado!

Portanto, quando tiver um tempo ocioso, tente resolver um cubo mágico: desestressa a mente, exercita o cérebro e é um ótimo jeito de passar o tempo.

Pesquisar
Artigos Relacionados