Como reduzir o lixo em casa

links patrocinados

Como reduzir o lixo em casa

Com o crescimento desordenado da população mundial, um desafio se formou na sociedade: qual destino dar ao lixo doméstico. As quantidades são exorbitantes e há pouquíssimos índices de destinação correta do lixo, principalmente nas cidades do Terceiro Mundo.
As pessoas têm dificuldade de reduzir o lixo em casa e, por isso, também tem parte na ‘culpa’. Mesmo assim, cabe as autoridades mudar o comportamento das pessoas, lançando projetos a respeito.
Você pode notar essa mudança em sua própria casa. Quando há muitas pessoas em sua residência, seja para um almoço em família ou um evento importante como o Natal, a quantidade de lixo produzido é muito maior do que e dias normais. O mesmo acontece com o planeta, mas é a cada dia que o lixo vem ocupando mais espaço no mundo, sendo despejado em rios, nas ruas, em aterros clandestinos, em lixões, enfim, o lixo é muito complicado de se tratar, e o poder público tem sérias dificuldades para fazer o tratamento e manutenção dos resíduos.

Problemas com o tratamento do lixo

Como reduzir o lixo em casa Saiba Como reduzir o lixo em casa

Construir usinas de tratamento de lixo, aterros em conformidade com as normas ambientais e sanitárias é muito caro e sua manutenção é igualmente custosa para o governo. É por este motivo que há tão poucas unidades de tratamento como estas espalhadas por ai.
Além disso, a não separação do lixo pela população é outro empecilho que dificulta a ação dos tratadores dos resíduos. Há em muitas cidades, projetos para incentivar a população a separar os lixos recicláveis dos orgânicos, porém estes projetos ainda engatinham, quando deveriam andar a todo vapor, pois as necessidades são muito maiores atualmente.

Redução do lixo doméstico

Reduzir o lixo em casa ajuda o meio ambiente

Você pode contribuir e reduzir o lixo em casa. É muito mais fácil e útil do que parece, já que, se cada um fizer sua parte, poderemos mudar o cenário de uma cidade inteira. E fazendo sua parte, você ajuda o meio ambiente, pois reduz a quantidade de lixo jogada nos lixões, nos rios e pratica uma espécie de despoluição destes lugares.
Por isso, se você é daqueles que pensa que uma pessoa não vai mudar nada, mude de ideia já! Juntos, podemos mudar, sim, o planeta e salvá-lo! Comece essa mudança, passe a reduzir o lixo em casa, por exemplo.

Lixo doméstico

Dicas de como reduzir o lixo em casa

Para reduzir o lixo em casa, você pode começar por não usar muitos objetos descartáveis. As louças e os copos de vidro são mais duradouros e não geram lixo, pois precisam ser higienizados para serem reutilizados.
Outra maneira interessante de reduzir o lixo em casa é ter sempre uma sacola ecológica, dispensando o uso de sacolas plásticas para carregar as compras. Prefira sempre produtos que estejam em recipientes de vidro e metal, que são mais duráveis.

Confira Como reduzir o lixo em casa

Como reduzir o lixo em casa – saiba mais

Na realidade não é só reduzir o lixo em casa, mas sim, mudar a forma como lidamos com o lixo. Não jogar óleo na pia e nos ralos, separar o orgânico do reciclável, juntar ao máximo os sacos de lixo, evitando o despejo constante de pequenas quantidades nos lixões enfim, são atitudes ecológicas que vão além de simplesmente reduzir o lixo em casa. Desta forma, você contribui para o meio ambiente e mantém sua consciência limpa!

Pesquisar
Artigos Relacionados