Como rastrear encomenda dos Correios

links patrocinados

Como rastrear encomenda dos Correios

A história dos Correios

Os Correios são uma empresa pública brasileira que fornece os serviços de postagem e entrega de documentos e muitos outros itens. São várias as modalidades de entrega disponíveis pelo Correio. No Brasil é garantido por lei nacional o monopólio sobre este tipo de serviço por parte do governo (no caso pelos Correios).
A empresa foi criada em 1663, mas passou a ser como é hoje apenas em 1931, passando a se chamar Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, ou somente ECT. São muitos anos como única empresa do tipo no país, o que confere aos correios certa vantagem em relação aos lucros da empresa.

Como rastrear encomenda dos Correios

Como rastrear encomenda dos Correios Correios

Empresa oferece uma forma de rastrear encomendas dos Correios pela internet. É tudo muito simples e prático, sendo necessário apenas um passo para que você saiba onde está seu objeto.
Para rastrear a encomenda nos Correios você deverá ter em mãos o número chamado de “identificador de objetos”. Este número é um código alfanumérico composto por alguns grupos de informações. São 13 caracteres no total.

Conheça como rastrear encomenda dos Correios

O que significa o código do identificador de objetos

Existem três informações básicas no código alfanumérico fornecido pelos Correios para que a pessoa faça a consulta e busque sua encomenda. As duas primeiras letras significam o tipo de encomenda: Sedex, Carta, Encomenda PAC, entre outros. Os próximos caracteres são o número da encomenda. O número é composto por oito itens mais o dígito verificador. As duas últimas letras correspondem ao país de origem da encomenda.

Saiba como rastrear encomenda dos Correios

É possível rastrear encomenda dos Correios no exterior?

Muitas pessoas não sabem, mas é possível fazer envios do exterior para o Brasil e vice-versa. Neste caso, o serviço fora do país é feito por empresas parceiras dos Correios, como a Fedex (dos Estados Unidos), por exemplo. Neste caso, o rastreamento das encomendas é mais complicado, pois envolve procedimentos destas empresas e, muitas vezes, os Correios não podem interferir na divulgação das informações dos objetos postados.

Para objetos postados no Brasil para o exterior com o código inicial R ou C, os Correios não garantem o rastreamento por conta do serviço ser realizado por outras empresas. Já para itens postados no exterior com destino final no Brasil, é possível rastrear alguns objetos, mas as informações são limitadas.

Como rastrear encomenda dos Correios - saiba mais

A importância dos Correios para o povo brasileiro

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos é uma joia do povo brasileiro. Seu valor é reconhecido internacionalmente e sua fama pode ser comparada a da Petrobras. O fato de ser a única empresa do tipo no país e também ser uma empresa pública gera alguns questionamentos em relação a sua qualidade e aos serviços prestados.
Infelizmente, é comum acontecerem greves dos funcionários por salários melhores e condições de trabalho mais dignas. Mesmo assim, são raros os “apagões” nos serviços dos Correios, que vem fazendo um bom trabalho desde os primórdios de sua fundação. Entregar as encomendas dos brasileiros e prestar serviços para o povo é a especialidade dos Correios desde sempre.

Pesquisar
Artigos Relacionados