Como perder o medo de avião
Voar com os transportes aéreos pode ser para alguns, sinônimo até de diversão, para outros, simples rotina, já que voam todas as semanas e já se acostumaram com o meio. Porém o ato de voar que para alguns pode ser tão simples, para cerca de quarenta por cento dos brasileiros adultos é atemorizador. São muitas as razões que levam algumas pessoas a não querer nunca em suas vidas estar dentro de um avião e outras que até já voaram passaram por traumas também decidirem não utilizar mais o transporte aéreo. Nessa luta em como perder o medo de avião, existem muitos estudos e algumas dicas poderão ajudar você a voltar a voar!
Fobia de voar: sintomas
Quem não tem essa fobia pode até não entender, mas quem sofre dessa fobia chega a deixar de utilizar o transporte aéreo pelo medo que sente.
Os sintomas parecem simples, mas juntos podem desencadear mais problemas do que se pode imaginar, a pessoa começa a respirar com dificuldade, transpira muito , o coração começar a palpitar e ela sente também tonturas frequentes.
Atualmente já existem tratamentos especializados para a cura dessas fobias, são acompanhamentos feitos com psicólogos que envolvem atividades individuais e em grupo, além das conversas, práticas também fazem parte do tratamento. Se você tem fobia de avião procure um profissional que tenha essa especialidade, pois para muitos casos o tratamento chega a proporcionar ao paciente a perda do medo e eles voltam a voar sem mais problemas.
Causas que intensificam a fobia de voar
Mas algumas dicas podem ajudar você a vencer esse medo e conseguir voar tranquilamente. Primeiro é preciso descobrir o que mais esta aumentando essa fobia, o desconforto é um dos primeiros a intensificar a fobia, começando com a desidratação que é gerada pelo ar seco do interior da aeronave, por isso é importante estar sempre consumindo líquidos nas viagens longas.
O tempo em que você passa apenas em uma posição pode interferir também na sua circulação, causando doenças como a trombose venosa. Para evitar complicações como essa faça um checape antes de viajar.
E os desconfortos na audição, isso ocorre porque a pressão da atmosfera obstrui a comunicação da orofaringe e do ouvido trazendo dores. Por isso ao entrar no avião, procure movimentar seu maxilar engolindo sua saliva.
E o conhecido Jet lag, devido ao fuso horário, você poderá ter mais ou menos sono durante a viagem. A dica nesse caso, é a adaptação prévia com os horários do destino para o qual você está indo.
Dicas para perder o medo de voar
Mais dicas poderão ajuda-lo a perder o medo de avião. Antecipadamente procure organizar sua viagem para não ter nenhum tipo de ansiedade próximo ou no dia em que vai viajar.
Vestuário, selecione peças que tragam conforto a você durante o trajeto. E quando chegar ao aeroporto, distraia-se conheça o espaço, observe as pessoas mantenha-se relaxado.
Quando chegar a hora do embarque, uma dica é comentar a um dos tripulantes sobre a sua fobia de avião.
Procure também levar com você distrações para durante a viagem, como um livro, músicas e revistas.
Depois que entrar no avião a ordem é sentar e relaxar.
Quando o avião estiver no ar
Quando já estiver voando, a respiração é uma aliada sua para relaxar a utilize;
Caminhar pode ajuda-lo também, além disso ativa a circulação.
E quando houver turbulências, procure manter-se calmo, os profissionais estão treinados para esse tipo de situação.