Como organizar o home office

links patrocinados

Como organizar um home office

O que é o home office

O home office é um conceito de trabalho que, em resumo, baseia-se no trabalho em casa. O conceito não é novo, já que muitas pessoas ainda na Europa da Idade Média faziam de suas residências o seu próprio local de trabalho. O que houve com o tempo foi a evolução do conceito, sempre se adaptando as tendências de trabalho pelas quais o mundo foi passando.

Atualmente, o modelo de home office é usado por uma parte considerável da população mundial e permite que as pessoas tenham mais tempo para fazer tudo que precisam. Isso porque a principal vantagem do home office é a não necessidade de se deslocar para o local de trabalho. Num país como o Brasil, onde o trânsito é um problema crônico, o tempo ganho é substancial e pode aumentar a produtividade de uma empresa ou trabalhador autônomo.

O crescimento do home office no Brasil

Como organizar um home office Conheça como organizar um home office

Atualmente, estima-se que, pelo menos 20 milhões de pessoas trabalhem em casa ao estilo home office. Este número é pequeno se comparado à população total do país, mas grande se levado em conta a novidade trazida pela modalidade. Os principais ramos em que as pessoas usam o home office para trabalhar são os voltados à tecnologia da informação, serviços via web, entre outros relacionados.

Dentro dos 20 milhões estão incluídos trabalhadores que não estão no ramo da tecnologia. Artesãos, mecânicos, costureiros, entre outros. Isso significa que o conceito original do home office (aquele da Idade Média) não foi totalmente esquecido.

Home office

Como organizar um home office

Para trabalhar em casa é preciso saber como organizar um home office. Por mais simples que pareça, o processo de adaptação e a montagem do local deve ser feita de forma completa a fim de evitar problemas futuros.
Primeiramente, é necessário saber em qual área você vai trabalhar. Se for na área tecnológica – que é a maior tendência global atualmente – você irá precisa apenas de um computador e uma conexão com internet. Serviços auxiliares como uma linha de telefone, uma impressora e outros periféricos podem estar no seu local de trabalho. Mas se atente à utilidade destes acessórios: não gaste com coisas que não irá utilizar.

Saiba como organizar um home office

Organizar um home office dá trabalho?

O local de trabalho precisa ser confortável, afinal, você passará boa parte do seu tempo trabalhando. A produtividade deve estar aliada ao conforto: pessoas confortáveis em seu posto de trabalho produzem mais. Logo, itens de decoração e até algum tipo de lazer devem estar presentes no local de trabalho para não torná-lo chato.
Toda esta organização pode ser trabalhosa e levar certo tempo para ficar do jeito que a pessoa deseja. Por isso tenha paciência na hora de organizar um home office e tenha em mente que é necessário desembolsar um bom dinheiro. Tudo vai depender do seu gosto e das suas necessidades. No fim, a possibilidade de não sair de casa para trabalhar irá compensar todo o esforço para montar o local.

Como organizar um home office - saiba mais

A evolução do conceito de home office

A tendência é de que mais e mais pessoas trabalhem em casa. O conceito de home office evolui sempre. Hoje em dia, o home office se estende a qualquer lugar que tenha uma conexão com internet, permitindo ainda mais mobilidade para quem trabalha por conta. O futuro é uma incógnita, mas o home office certamente continuará a ser uma ótima opção para trabalhar.

Pesquisar
Artigos Relacionados