Como montar um forno a lenha em casa

links patrocinados

Como montar um forno a lenha em casa

O primeiro tipo de fogão existente, mas que se tornou o ‘queridinho’ mesmo depois dos novos modelos que chegaram ao mercado, muita gente gostaria de ter um fogão à lenha em casa! Isso porque, além do sabor diferenciado que ele proporciona aos alimentos, ele também aquece todo o ambiente principalmente no inverno. Atualmente, não fogões, mas fornos a lenha são muito usados nas pizzarias, e também nos restaurantes de gastronomia caseira. No entanto, você sabia que pode ter um fogão à lenha na sua casa? Isso mesmo, veja como montar.

Fogão a lenha como montar

Os fogões a lenha são muito comuns hoje em dia principalmente na área rural, nas cidades a minoria é que tem esses fogões em casa.

Como montar um forno a lenha em casa Forno a lenha em casa

Além disso, existe o fogão a lenha que é comercializado nas lojas, que sugere mais facilidade pois, não é preciso construi-lo, você vai precisar apenas de montar uma chaminé adequada.

Construindo fogão a lenha

Construção de fogão a lenha

Mas se você quer mesmo é o tradicional fogão á lenha, aquele que é construído em alvenaria e que pode ser feito do tamanho que você quiser, é possível construí-lo em casa sem muitas dificuldades, veja como fazer passo a passo.
O fogão a lenha construído em alvenaria, pode ter tamanhos variados com quantos bocais você preferir. Os fogões a lenha podem também ser feitos com a serpentina, uma das alternativas que muitas pessoas acatam atualmente.
Porém você pode pensar que os fogões a lenha também são grandes poluidores do meio ambiente não é. Para evitar que isso aconteça existem os fogões de lenha ecológicos. Os fogões são feitos com queimador de ferro, sobre a cavidade em que são colocadas as lenhas está a chapa. Dessa forma o calor retido entre a placa de ferro e as paredes de tijolos conta com duas saídas, para a lateral e para os bocais.

Materiais para montar um fogão a lenha

Materiais para montar um fogão a lenha

Para fazer o fogão a lenha você vai precisar de quinhentos tijolos, cimento – com cinquenta quilos, cal -118 l, areia média- 200 l, brita zero- 85 l, terra argilosa- 320 l, chapa de ferro- três furos, tampas e redução.
Ferro 3/16- 10 kg, chapa de ferro com dobra – 16, ferro canto 1,50 kg, cano galvanizado- 450 g, caibro, rip- 4 metros, preg- 200 g, arame farpado – 15 cm.
Depois de reunir todos os materiais necessários, você deve contratar um profissional da construção civil que poderá colocar o seu projeto em ‘pé!

Projeto de fogão a lenha

Projeto

Os modelos são variados converse com o profissional que contratou e explique qual a sua pretensão, onde quer coloca-lo na sua cozinha ou em uma área externa, o que é muito comum hoje em dia! A escolha do tamanho pode variar, porem nesse caso a quantidade de material comprado também, faça um projeto antes de começar a obra para garantir que o resultado seja o esperado.
A decoração é por sua conta, hoje em dia, são pintados, azulejados, ou decorados conforme a preferência do cliente!

Pesquisar
Artigos Relacionados