Como melhorar a caligrafia

links patrocinados

Como melhorar a caligrafia

Uma definição simples do que é caligrafia seria algo como “a maneira como as pessoas escrevem”. Contudo, a caligrafia vai muito além. Não é à toa que, muitas vezes, a atividade seja conhecida como a “arte da escrita bela”. Muitas vezes, as pessoas se lembram da caligrafia apenas em momentos especiais, como a criação de convites e logotipos, além de produtos de design gráfico. Mas a caligrafia é muito mais importante do que isso.

Com a popularização dos computadores e dispositivos móveis para troca de mensagens, por vezes ficamos dias sem escrever, utilizando apenas teclas para a comunicação. Isso pode se tornar um grande problema, pois a falta de treino é um dos principais fatores que levam à queda de qualidade em nossa escrita. Se você acha que sua letra não está bonita o suficiente, ou se pretende aprender novos estilos de escrita, confira algumas de nossas dicas sobre como melhorar a caligrafia.

Melhorando a caligrafia: braço e ombro

Como melhorar a caligrafia Caligrafia

Quando escrevemos, muitas vezes nos focamos apenas na utilização das mãos. Contudo, todo o sistema do braço é de extrema importância para que consigamos melhorar nossa caligrafia. Antes de começar a praticar a escrita com uma caneta, uma boa dica é praticar no ar, sem mexer a mão ou o punho. Neste momento, utilize apenas o ombro e o braço para fazer os movimentos. Este treino simples te ajudará a deixar a caligrafia muito mais suave e limpa.

Saiba Como melhorar a caligrafia

Estilos para melhorar a caligrafia

A caligrafia é algo extremamente pessoal. Cada indivíduo tem seu próprio estilo de escrita e, embora seja possível aprender novos tipos de letras, sempre haverá uma marca pessoal na escrita de cada um. Contudo, uma boa dica é observar a caligrafia de outras pessoas, o que ajuda a conseguir algumas ideias para definir o próprio estilo.

Encontrar seu próprio estilo é algo muito difícil, e geralmente é um processo natural. Inicialmente, o importante é apenas ter uma noção básica, que servirá de ponto de partida para seus primeiros treinos. Nesta fase, comece escrevendo palavras soltas, utilizando a maior variação possível de letras. Depois, preste atenção no que você escreveu, determinando o que precisa melhorar.

É muito comum, por exemplo, que as pessoas “derrapem” em letras como “m” ou “n”. Perceba também a legibilidade do que você escreveu. As letras são muito pequenas ou apertadas? Você precisa diminuir o ritmo de leitura para entender o que escreveu? Tudo isso pode ser corrigido, basta prestar muita atenção enquanto você está escrevendo.

Melhore a sua caligrafia

Mantendo a boa escrita

Este é, talvez, um dos pontos mais difíceis para melhorar a caligrafia, principalmente para adultos. Se você está acostumado, por exemplo, a escrever com letras pequenas demais, a tendência é que sua letra vá diminuindo no decorrer da escrita.

Isso acontece porque nós escrevemos de forma mecânica, muitas vezes sem pensar no que estamos fazendo. Portanto, fique sempre concentrado. Se você perceber que a letra está diminuindo, volte a aumentá-la e se esforce para manter o padrão.

Mantenha a Boa Forma

Cadernos de caligrafia

Mesmo para adultos, os tradicionais cadernos de caligrafia podem ser uma excelente alternativa. Hoje em dia é possível encontrar folhas de caligrafia gratuitas para impressão, além de exercícios. Também podemos encontrar os cadernos em papelarias.

Pesquisar
Artigos Relacionados