Como funciona o sistema de castas na Índia

links patrocinados

Como funciona o sistema de castas na Índia

Conhecido por ser um dos países mais populosos em todo o mundo, com mais de 1 bilhão de pessoas, a Índia está localizada no continente asiático. Confira informações sobre como funciona o sistema de castas na Índia.

A relação do hinduismo com as castas

Como funciona o sistema de castas na Índia Conheça como funciona o sistema de castas na Índia

Para saber como funciona o sistema de castas na Índia é precisa entender porque que isso ocorre. A religião predominante no país é o hinduísmo, cuja crença é justamente a divisão das estruturas da sociedade pelas castas, que diferente de uma classe econômica, a pessoa não pode mudar, ou seja, ela nasce e morre naquela divisão.

Apesar de ser mais conhecido por causa dos indianos, não é só lá essa divisão ocorre. Saber como funciona o sistema de castas na Índia é também compreender o que ocorre no Nepal, por exemplo. Apesar de ter menos força em relação ao que ocorria antigamente, essa separação ainda é usada no país, apesar de já ter mais divisões do que a apresentada na teoria.

Sistema de castas na Índia

Como funciona o sistema de castas na Índia: Bramas e xátrias

Na explicação de como funciona o sistema de castas na Índia é possível pensar no mesmo como um corpo humano, na qual a cabeça de tudo seriam os Bramas. Esse grupo é composto apenas por pessoas da religião ou indivíduos muito instruídos, como os sacerdotes, letrados, filósofos e autoridades espirituais, sendo considerados como nascidos da cabeça do deus Brama.

Já os xátrias são os braços de um corpo, já que sua característica maior é a de ser guerreiros, que hoje em dia são aqueles que possuem maior político dentro do país. Nas dicas de como funciona o sistema de castas na Índia, essa é a segunda classe de maior prestígio dentro dessa crença, que antes ainda era composta por reis, nobres e autoridades maiores.

Confira como funciona o sistema de castas na Índia

Vaixas e Sudras

Já os Vaixais, que também podem ser chamados de Vaícias, são as pernas da sociedade, aqueles que cuidam das funções comerciais em como funciona o sistema de castas na Índia, além de terem outros papeis como os de agrícolas, artesãos e pessoas que cuidavam de questões financeiras.

Já os Sudras estão abaixo dos Vaixais e são os pés, aqueles que sustentam todo o restante da sociedade com o seu trabalho de servidão, trabalhadores braçais e operários de baixo escalão. A explicação de como funciona o sistema de castas na Índia é que essas pessoas saíram dos pés do deus Brama.

Como funciona o sistema de castas na Índia - saiba mais

Como funciona o sistema de castas na Índia: Párias

Em como funciona o sistema de castas na Índia ainda estão os famosos Párias, também chamados de Dálits ou intocáveis, aqueles que não fazem parte de nenhuma casta. Eles seriam o chão onde o resto da sociedade pisaria, antes composto por limpadores de fossas, coveiros e outros tipos de empregos como esse.

Os intocáveis fazem parte da casta mais desprezada dentro desse sistema apresentado. Vale lembrar ainda que as pessoas de uma casta não podem se casar com indivíduos de outros grupos da sociedade.

Pesquisar
Artigos Relacionados