Como Fazer Intercâmbio na Holanda

links patrocinados

Como Fazer Intercâmbio na Holanda

Como Fazer Intercâmbio na Holanda

Aliando o charme da tradição ao liberalismo dos últimos anos, a Holanda é um excelente destino para quem deseja fazer turismo ou intercâmbio. Considerada a sociedade mais tolerante do mundo, a Holanda possui um clima amigável e excelentes lugares para se visitar.

Segundo grau

Uma das modalidades mais procuradas de intercâmbio para a Holanda são aqueles para alunos do segundo grau, ou Ensino Médio. É possível se matricular em cursos de 6 meses ou um ano, em escolas públicas ou particulares. Participar deste programa, entretanto, requer uma série de pormenores.

É preciso ter entre 15 e 18 anos, ter boas notas na escola – estar na média não é o suficiente -, ter inglês intermediário e, a parte mais difícil, possuir pelo menos um conhecimento básico de holandês. Este requisito, no entanto, pode ser resolvido já em território holandês, com aulas particulares do idioma.

Idioma

A Holanda quase não é procurada para quem deseja aprender idiomas. Isso porque o idioma holandês só é falado como língua única pelos mais velhos. Praticamente todos os holandeses mais jovens falam inglês fluentemente. O holandês é exigido apenas em salas de aula da própria Holanda, o que faz dele um idioma pouco atraente para estrangeiros.

Trabalho

A Holanda é muito procurada por quem deseja trabalhar como au pair. Praticamente todas as pessoas que trabalham como au pair são mulheres, devido à necessidade de se cuidar de crianças. O programa de au pair da Holanda tem duração de até 12 meses e paga, em média, 300 euros mensais.

A Holanda também se destaca no sistema IAESTE – sigla em inglês para Associação Interacional para o Intercâmbio de Estudantes para Experiência Técnica. Com o IAESTE você faz um estágio remunerado na Holanda de dois a doze meses.

Mais informações

Para saber mais sobre a Holanda e seus programas de intercâmbio, acesse sites especializados como o CI ou o Esquema Internacional. Se possível, converse com pessoas que já tiveram esta experiência. Essa é a melhor maneira de saber se o intercâmbio vale a pena.

Melhores Destinos para Intercâmbio

Melhores Destinos para Intercâmbio

Fazer um intercâmbio só traz benefícios. A possibilidade de conhecer novas culturas, aprender uma nova língua – ou aprimorar os conhecimentos sobre ela , estudar, trabalhar. Entretanto, muita gente que decide fazer intercâmbio fica em dúvida sobre qual destino escolher.

Os melhores destinos costumam variar de acordo com a situação econômica e política dos países. Existem aqueles destinos tradicionais, que sempre são uma boa opção, e também há destinos que, recentemente, têm se tornado interessantes para intercambistas.

Destinos tradicionais

São países que recebem milhares de intercambistas todos os anos e estão plenamente adequados à estrutura de trabalho e estudos para quem vai fazer intercâmbio. É o caso dos Estados Unidos, que ainda é um dos países mais visitados por brasileiros para estudar inglês por seis meses ou até um ano.

A Inglaterra é outro destino muito comum, especialmente Londres, a capital do país. A Kaplan International College é a escola de inglês mais procurada por lá. Londres é muito interessante pois, além de possuir uma boa estrutura para intercâmbio, tem uma localização estratégica que permite viajar para os principais países europeus.

Novos destinos

Nos últimos anos, alguns países não tão tradicionais têm se tornado vantajosos para os intercambistas. É o caso, por exemplo, da África do Sul. O custo de vida no país é bem baixo, não é difícil conseguir um visto e, ultimamente, o país tem desenvolvido uma boa rede de ensino de línguas, principalmente o inglês.

Um novo destino, que funciona como uma espécie de substituto bem mais barato à Inglaterra, é a Irlanda. O principal atrativo do país é que estudantes não têm limite de carga horária para trabalhar. Quem deseja estudar até três meses no país não precisa retirar visto no Brasil.

Saiba mais

Os destinos citados acima são apenas alguns exemplos das inúmeras possibilidades que os intercâmbios têm a oferecer. Se você deseja viver esta experiência, procure sites especializados no assunto e informe-se o máximo possível.

Pesquisar
Artigos Relacionados