Como evitar bolor nas paredes de casa

links patrocinados

Como evitar bolor nas paredes de casa

Mofo, também conhecido como bolor é o nome dado para fungos filamentosos, ou seja, aqueles com estrutura bem semelhante com a de cogumelos. Esses fungos são encontrados em lugares escuros e úmidos principalmente, ambientes considerados propícios para o seu aparecimento e favoráveis ao seu aparecimento. Os bolores se manifestam sobre frutas podres, madeira, couro, papel, pão velho e diversos tipos de materiais. Vale ressaltar que esses fungos podem causar males à saúde humana, mas há aquelas espécies consideradas benéficas, que são inclusive utilizadas na produção de medicamentos (penicilina) e de queijos (gorgonzola).

Como evitar bolor em sua casa – Armários e roupas

Como evitar bolor nas paredes de casa Saiba Como evitar bolor nas paredes de casa

Existe uma grande diferença entre bolor e mofo. Apesar dos dois serem causados por fungos, o morro corrói os materiais afetados, sendo difícil de ser retirado, principalmente de tecidos e objetos fibrosos, enquanto o bolor apenas infecta os objetos e pode ser removido com o auxílio de um pano umedecido. Uma dica para evitar o aparecimento desses indesejáveis fungos é manter o sol e a ventilação como um hábito. Existem também algumas soluções simples e caseiras que lhe ajudarão a evitar o bolor e o mofo, como por exemplo, usar pedaços de comprimidos efervescentes e de giz nos guarda-roupas. Eles ajudarão a absorver a umidade. O ideal é retirar pelo menos uma vez ao ano, as peças dos armários e coloca-las em contato direto com o sol por pelo menos alguns minutos.

Confira Como evitar bolor nas paredes de casa

Saiba mais

Ao passar as roupas, espere que elas esfriem antes de guarda-las. Procure também deixar gavetas e as portas dos armários abertos para manter a ventilação nas peças durante o dia. E em hipótese nenhuma guarde as roupas sem lavar, mesmo quando elas aparentarem estar limpas. O couro é muito suscetível ao mofo, por isso lembre-se de retirar as peças regularmente do armário. Já para mofo em tecidos brancos, você deverá mergulhar a peça na água com cândida diluída. Em peças de sede ou sintéticos, vale a pena molhá-las com leite. Para tecidos mais escuros, você deverá umedece-las com suco de limão.

Como evitar bolor nas paredes de casa - saiba mais

Como evitar bolor nas paredes de casa

Para evitar o aparecimento de bolor nas paredes e muros de sua casa, o indicado é colocar rufo, que lhe ajudará a evitar as manchas causadas por fungos.
Como tirar o bolor das paredes de casa

Bolor nas paredes

Mais informações

Para fazer a limpeza de bolor das paredes internas, prepare uma mistura com água e água sanitária e passe sobre a área afetada. Depois deixe agir por uma hora e retire com água limpa e pano. Em paredes externas dilua em água sanitária e cloro, sabão em pó. Coloque em um pano e passe sobre a área afetada. Vale ressaltar que em ambos os casos você deverá aplicar a solução sempre no mesmo sentido para evitar o aparecimento de manchas. Outra dica para retirar o bolor das paredes de casa, é utilizar impermeabilizantes e produtos anti-mofo. Não se esqueça de primeiramente retirar a tinta para facilitar a penetração nos poros do reboco.

Pesquisar
Artigos Relacionados