Como é feito o leite em pó

links patrocinados

Como é feito o leite em pó

O leite em pó, como o próprio nome sugere, é produzido a partir da desidratação do leite comum. Uma das principais vantagens desta forma de consumo é o prazo de validade, que se estende de maneira considerável. Por esta razão, é comum que campanhas filantrópicas aceitem apenas leite em pó, recusando a versão “normal” do produto. Outra vantagem é a dispensa de refrigeração, pois sua baixa umidade impede que microrganismos se desenvolvam no produto. Para chegar à sua forma final, que é comercializada em supermercados, o leite em pó tem de passar por um longo e rigoroso processo. Abaixo, saiba um pouco mais sobre como é produzido o leite em pó.

Primeiros passos da produção de leite em pó

Como é feito o leite em pó Leite em pó

Inicialmente, o leite fresco passa por um período de refrigeração, quando fica estocado em temperatura máxima de 5 graus. Em seguida há a pasteurização do leite, como acontece na versão comum do produto. Este procedimento tem a finalidade de padronizar o leite em relação a seu teor de gordura, para que sua composição final seja homogênea. Neste momento, o leite é aquecido a 75 graus por 15 segundos, sendo novamente resfriado a uma temperatura próxima de 5 graus.

Caso o leite em pó seja vitaminado, a adição das vitaminas – em geral A e D – é feita ainda neste período do processo. O leite também recebe lecitina de soja, o que o torna mais solúvel quando for novamente hidratado pelo consumidor.

Ainda na fase inicial há uma primeira evaporação de determinada porcentagem de água. Isso é feito em aquecedores tubulares, onde o leite é aquecido a uma temperatura de 90 graus. Em seguida, o produto passa para um concentrador à vácuo, que retira um pouco da água. Neste ponto, o leite original, que tem de 87% a 90% de água, fica com uma concentração aproximada de 57%.

Saiba Como é feito o leite em pó

Secagem do leite em pó

Depois de perder parte de sua água, o leite é enviado para chamada torre de secagem, sendo pulverizado contra um jato de ar quente com cerca de 175 graus. Este ar absorve a umidade das gotículas de leite, que já chegam ao fundo da torre no formato em pó. O ar quente vai para ciclones de separação, onde há uma segunda divisão que também origina leite em pó.

Conheça Como é feito o leite em pó

Adição de lecitina

O leite em pó proveniente da separação do ar recebe uma nova adição de lecitina de soja, o que deixa o produto com uma característica granulada. O leite em pó tem, após o final do processo, cerca de 0,2% de lecitina de soja.

Entenda Como é feito o leite em pó

Envase

Após todo esse processo que descrevemos, o leite em pó é finalmente envasado, o que acontece por um transporte pneumático. Assim como as outras etapas do processo de fabricação do leite em pós, não há qualquer contato manual durante o envase. É importante ressaltar também que todas as etapas mencionadas passam por um rigoroso controle de qualidade, que inclui a análise do leite e a degustação por especialistas.

 

Origem do sorvete

O sorvete é mais antigo do que imaginamos, os primeiros relatos dessa delicia gelada foram constatados no ano de 37, durante o império de Nero, segundo estes relatos, o este imperador, muito conhecido pela suas loucuras e estranhezas mandou seus subordinados subirem em uma montanha e coletarem o gelo presente nestas, quando o gelo já estava em seu palácio, Nero mandou picarem frutas e misturarem ao gelo.

Confira mais

Origem do sorveteConheça a Origem do sorvete

Já no Brasil, a primeira produção, no caso, de picolé e não de sorvete, ocorreu no século XIX, na cidade de Cataguases, que fica em Minas Gerais.
No Brasil, uma das maiores curiosidades relacionadas ao sorvete é a instituição de um dia especial para ele, o dia do sorvete é no dia 23 de setembro, esta data foi criada com o intuito de celebrar o início das temperaturas mais altas do ano, visto que, nesta época do ano, o consumo do sorvete aumenta consideravelmente.

Confira a Origem do sorvete

Sabores de Sorvete mais Populares no Mundo

O sabor de sorvete mais recorrente em todo o mundo é o sorvete de baunilha, este, é muito consumido de maneira pura, entretanto, o seu consumo é o maior, pois este está presente nos milkshakes, pizzas, bananas splits, entre outros pratos que envolvem o sorvete. O segundo sabor mais consumido no mundo é o chocolate, em terceiro lugar, vem um sorvete que não estamos acostumados a consumir aqui no Brasil, o Pecan Manteiga, este é um sorvete muito popular nos Estados Unidos da América, representando um consumo mundiam de cerca de 4% da população, este é um sorvete muito utilizado em receitas salgadas que envolvem o sorvete e, o quarto sabor de sorvete mais consumido no mundo, é o de morango, este, junto ao creme e o chocolate, forma o sorvete napolitano que está entre os sorvetes mais consumidos em escala nacional.

Saiba a Origem do sorvete

Sabores de Sorvete mais Bizarros do Mundo

As invenções humanas não param de tornar as coisas cada vez mais bizarras, alguns dos sabores mais bizarros do mundo são difíceis até mesmo de acreditar que existem: sorvete sabor de tinta de lula, sorvete sabor de carne de cavalo, sorvete sabor de molho de soja, sorvete sabor de ostras fritas, sorvete sabor de barbatana de tubarão, sorvete sabor de berinjela, sabor de língua de vaca, sabor de caranguejo, sorvete de bacon, sorvete de viagra, sorvete de gergelim e sorvete se salda estão entre os sorvetes mais bizarros do mundo. A maioria destes sabores listados são asiáticos, inclusive, neste continente, os sabores de sorvete que consumimos no Brasil são considerados estranhos, principalmente o de pistache e o de leite condensado.

Origem do sorvete - saiba mais

Receitas com Sorvete

Existem diversas sobremesas que envolvem o sorvete, dentre estar, a maça flambada com rum e sorvete, o carpaccio de morango com sorvete, o profiteroles, o rocambole de chocolate e sorvete, o bolo recheado com sorvete, o brownie com sorvete e a banana split estão entre os preferidos.
Fazer o próprio sorvete em casa também não é complicado, com leite condensado, creme de leite e gelatina de qualquer sabor, você faz um sorvete delicioso.

GD Star Rating
loading...
Como é feito o leite em pó, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados