Como cuidar do hálito de cachorro

links patrocinados

Como cuidar do hálito de cachorro

Os animais de estimação são excelentes companhias e, assim como qualquer ser humano, precisam de alguns cuidados em relação à saúde e ao bem-estar. Uma das preocupações com cães é em relação ao mau hálito. Além de ser um incômodo para as pessoas, o mau hálito dos cães é, na maioria das vezes, um indicativo de problemas de saúde.

Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que o hálito de cachorro é naturalmente forte. Portanto, um mau hálito leve não é, necessariamente, sinal de preocupação. Contudo, se o hálito do cachorro está realmente forte, incomodando mesmo a uma distância um pouco maior, é hora de ficar atento a algumas coisas. Confira, abaixo, como cuidar do hálito de seu cão.

Causas do mau hálito em cachorro

Como cuidar do hálito de cachorro Saiba Como cuidar do hálito de cachorro

Na imensa maioria dos casos – em cerca de 80% das vezes -, o mau hálito canino é decorrente do tártaro. É comum que cães e gatos tenham formação de tártaro em seus dentes, decorrente do acúmulo de partículas de alimentos. Como é raro – e, inclusive, desnecessário – que os donos escovem os dentes dos cães e gatos após todas as refeições, alguns vestígios de alimentos ficam presos aos dentes, ajudando a alimentar as bactérias que liberam o mau cheiro.

Muitas vezes, o mau hálito canino é logo encarado como um problema estomacal, o que nem sempre se confirma. Este tipo de diagnóstico, claro, deve ser feito por um profissional especializado. Contudo, podemos prestar atenção a alguns detalhes que ajudam a determinar a causa do mau hálito em cachorros.

Hálito de cachorro

Sintomas

Se o seu cão está com mau hálito, preste atenção no interior da boca do animal. Caso você perceba regiões avermelhadas na gengiva, é muito possível que se trate de uma doença periodontal, o que significa que o acúmulo de tártaro e placa está ultrapassando os níveis aceitáveis. Isso é um sinal de alerta, pois os problemas bucais raramente se limitam aos dentes e gengiva. Muitas vezes, estes problemas bucais acabam originando doenças mais graves, que podem chegar a órgãos como fígado, coração e rins.

Confira Como cuidar do hálito de cachorro

Como eliminar o mau hálito de cachorros

Há duas maneiras principais de resolver o problema do hálito ruim do cachorro – e, muito mais importante, prevenir problemas de saúde no animal. A primeira atitude a ser tomada é a escovação. Não é necessário escoar os dentes do cão todos os dias, mas os veterinários recomendam que a escovação seja feita pelo menos quatro vezes por semana. Há também, no mercado, petiscos específicos que ajudam no combate ao tártaro. Esta é uma segunda alternativa interessante, mas geralmente deve vir acompanhada da escovação.

Sintomas

Como escovar os dentes do cão

Se você tem um filhote, é muito mais fácil lidar com a escovação. Desde pequeno, associe o momento da escovação dos dentes com algo recompensador, como um petisco. Contudo, se você já tem um cão adulto que opõe resistência à escovação, o melhor a se fazer é procurar um veterinário para saber exatamente como lidar com a situação. Caso você pretenda adestrar seu cão, avise o profissional responsável para que ele inclua a escovação nas atividades rotineiras que fará com o animal.

Pesquisar
Artigos Relacionados