Como cuidar de manjericão

links patrocinados

Como cuidar de manjericão

O manjericão (que tem o nome científico de Ocimum basilicum L) é uma planta bastante versátil. Embora sua principal utilização seja culinária, muitas pessoas também a têm como planta ornamental, graças às suas belas flores. Dentre os principais pratos que utilizam o manjericão estão a pizza margherita e o molho pesto, que é consumido com massas. O manjericão também é recomendado para omeletes, saladas e molho de tomate. Para não prejudicar seu sabor, é ideal que as folhas sejam colocadas como último ingrediente, com os pratos já prontos. O manjericão é originário da Índia e, no país, é quase considerada uma planta sagrada, sendo uma das ervas essenciais na culinária.

Uso terapêutico

Como cuidar de manjericão Manjericão

Além da utilização na culinária, o manjericão também tem propriedades terapêuticas, sendo uma planta excelente para aliviar vômitos, enjoos e dor de estômago. Neste caso, deve ser preparada uma infusão com as folhas. A utilização externa auxilia no tratamento de infecções cutâneas. Por fim, a infusão de manjericão é, também, um ótimo repelente natural contra insetos.

Saiba Como cuidar de manjericão

Tipos diferentes de manjericão

No Brasil, existe uma pequena confusão entre duas plantas da mesma família: o manjericão (Ocimum basilicum L) e a alfavaca(Ocimum gratissimum L). Embora tenham aroma e gosto parecido, as duas plantas são bastante diferentes em termos visuais. O manjericão (verdadeiro) tem folhas grandes e um pouco oleosas, além de grossas. A folha da alfavaca, por sua vez, é bem menor e não possui o tom brilhante do manjericão. Contudo, esta é mais uma diferença técnica do que prática, pois ambas as folhas podem ser utilizadas para os mesmos pratos. A árvore de manjericão pode superar um metro de altura. Contudo, o manjericão se adapta muito bem a pequenos vasos, sendo uma planta muito fácil de cuidar em casa.

Cuidados com as plantas

Vantagens de cuidar de manjericão em casa

Ter um vaso de manjericão em casa traz uma série de vantagens para quem gosta do tempero. Embora seja uma planta comum, o manjericão nem sempre pode ser encontrado em supermercados, a não ser desidratado, o que prejudica consideravelmente seu sabor. Mesmo se você encontrar folhas frescas à venda, o gosto e o aroma já estarão bem inferiores àqueles das folhas recém-retiradas do pé.
Por se tratar de uma planta forte, o manjericão é utilizado em pequenas quantidades. Às vezes, cinco ou seis folhas já são mais do que suficientes para temperar um molho de uma refeição para quatro pessoas. Por isso, é muito melhor retirar as folhas necessárias do que comprar uma bandeja, que geralmente vem com quantidades muito superiores às necessárias. Cuidar da planta é muito simples. Abaixo, oferecemos algumas informações sobre como cuidar de manjericão em casa.

Chá de Manjericão

Como cuidar da planta em casa

O manjericão não gosta de fortes mudanças de temperatura. Se o clima está inferior a 12 graus, coloque o vaso dentro de casa, caso ele esteja em uma área externa. A planta demanda uma boa quantidade de água. Contudo, regue apenas quando as folhas estiverem um pouco murchas. Elas recuperam seu aspecto saudável rapidamente. O manjericão se desenvolve melhor com muita luminosidade. Para manter o sabor das folhas, é recomendável cortar os pendões florais quando eles começarem a aparecer.

Pesquisar
Artigos Relacionados