Como consultar processo trabalhista

links patrocinados

Como consultar processo trabalhista

O que é um processo trabalhista

Um processo trabalhista é uma ação ou reclamação que um funcionário realiza contra sua empresa durante ou após o contrato de trabalho entre ambos. As ações trabalhistas são causadas por conta do descumprimento das regras trabalhistas por parte das empresas. As relações entre empregado e empregador estão regulamentadas na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e devem ser seguidas à risca pelas empresas e empregados.

Quando isso não acontece, cabe ao empregado entrar com uma ação judicial trabalhista contra esta empresa para reclamar seus direitos. O órgão da justiça responsável por ouvir as partes e julgar o caso é o Tribunal do Trabalho. Há vários Tribunais Regionais do Trabalho no Brasil e todos eles prestam contas para o Tribunal Superior do Trabalho, localizado em Brasília.

Como realizar uma reclamação judicial trabalhista?

Como consultar processo trabalhista Saiba como consultar processo trabalhista

Trabalhador que se sentir prejudicado pela empresa pode entrar com uma reclamação trabalhista para dar início ao processo. Há, basicamente, três meios para fazer isso: contratando um advogado de imediato para que ele faça todos os trâmites necessários perante a justiça; ir até o sindicato de sua classe para obter auxílio durante todo o processo, ou realizar por conta própria uma reclamação verbal na Justiça do Trabalho.

Em ambos os casos, é necessária a apresentação de documentos como o RG, o CPF e a CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social). Além destes documentos, o trabalhador deve reunir todos os documentos que provem o desrespeito da empresa ou o descumprimento das regras por parte dela. Depois disso é só comparecer às audiências estipuladas pela justiça e esperar o julgamento final.

Conheça como consultar processo trabalhista

Como consultar processo trabalhista pela internet

Para consultar um processo trabalhista pela internet é necessário entrar no site do Tribunal Regional do Trabalho de sua região e digitar o número do processo. Você pode, também, entrar no site do Tribunal Superior do Trabalho e, por ali, acessar o site do seu TRT. Outros dados podem ser solicitados. Estes dados são pessoais e você deve digitá-los para poder acessar o processo. Caso não tenha o número do processo, poderá solicitá-lo ao seu advogado ou pedir o número na vara do trabalho na qual fez a reclamação.

Saiba como consultar processo trabalhista

Como consultar processo trabalhista pelo advogado

O advogado contém todas as informações sobre o processo, já que este é o trabalho dele: cuidar para que tudo seja repassado a você de forma simples, rápida e correta. Portanto, qualquer alteração ou novidade que acontecer com seu processo, seu advogado irá saber. Para consultar o processo trabalhista sem ter de acessar a internet, procure seu advogado.

Como consultar processo trabalhista - saiba mais

Em quanto tempo o processo é finalizado?

Por conta da possibilidade da empresa entrar com recursos em relação aos primeiros julgamentos, é possível que alguns processos trabalhistas durem até cinco anos. São raros os processos que duram tanto tempo, mas esteja preparado sempre para o pior.

Paciência, aliás, é a principal virtude que o trabalhador deve ter durante o processo. Não espere terminar tudo logo, pois você só irá se preocupar e estressar à toa. Seja paciente, apresente as provas necessárias e fique tranquilo que seus direitos estarão garantidos.

Pesquisar
Artigos Relacionados