Comidas típicas da região nordeste

links patrocinados

Comidas típicas da região nordeste

O Brasil é um país com uma grande extensão territorial, o que permite que cada ponta da nação tenha gostos e tradições diferentes. Influenciada por diversos povos, como os europeus, os índios e os africanos, os nordestinos possuem pratos que não muito comuns em outras partes do país. Confira uma lista com algumas das Comidas típicas da região nordeste.

As receitas de Baião de Dois e Sarapatel

Comidas típicas da região nordeste Conheça as Comidas típicas da região nordeste

Uma das receitas que está entre as comidas típicas da região nordeste é o Baião de Dois, que possui esse nome por ser uma mistura de arroz e feijão. Mas os ingredientes vão muito além disso, já que o prato ainda conta com uma deliciosa combinação de temperos como o coentro e a salsinha, feijão verde, arroz branco e queijo coalho, por exemplo. Carnes também podem ser acrescentadas.

Outra receita comum é o Sarapatel, que nos estados nordestinos é feito com tripas e vísceras de alguns animais, como o bode e o porco. Algumas pessoas pode até se contorcer ao citar esses ingredientes, mas os fãs garantem que a gordura presente garante um sabor característico. Sendo uma das comidas típicas da região nordeste, ele acompanha arroz e farinha.

Confira as Comidas típicas da região nordeste

Comidas típicas da região nordeste: pratos com ingredientes do mar

Como a presença de mariscos e frutos do mar também é comum nas comidas típicas da região nordeste, um prato comum em algumas regiões é a moqueca. A mesma se trata de um belo cozido que leva ingredientes como o peixe, pimentão, cebola, tomate, leite de coco e azeite de dendê. Opcionalmente também pode ser acrescentado o camarão.

Outra das comidas típicas da região nordeste é o Vatapá, que também pode ser encontrado com algumas variações no Norte. Ele leva o saboroso camarão e mais leite de coco, amendoim torrado, tomate, cebola, farinha de trigo, pão, cheiro verde, coentro, azeite de dendê e pimenta que deve ser acrescentada a gosto.

Sobre as Comidas típicas da região nordeste

Sobre a tapioca

Entre as comidas típicas da região nordeste, uma bastante comum e conhecida por topo o Brasil é a tapioca. Também chamada pelo termo de beiju, a massa branca do prato é feita com fécula de mandioca e água, sendo bastante saudável e não calórica. Ela pode ser recheada com brigadeiro, leite condensado, manteiga, queijo, geleia de fruta, coco ralado ou qualquer outro ingrediente doce ou salgado.

Comidas típicas da região nordeste - saiba mais

Comidas típicas da região nordeste: cuscuz e buchada

Mais uma das comidas típicas da região nordeste é o cuscuz. Apesar de ter suas origens em pratos árabes, ele se abrasileirou e hoje é parte da culinária nordestina. Para fazer esse prato só é preciso de água, sal e fubá, além da famosa panela feita especialmente para a produção do cuscuz.

Para terminar a lista das comidas típicas da região nordeste não poderia faltar a Buchada de Bode, receita feita com partes do animal, como o rim, fígado e tripas. O Sarapatel, aliás, é conhecido como uma variação da Buchada, já que utiliza o que não é colocado no segundo prato. O tempero varia, mas pode ser com alho, cheiro verde, hortelã e cebola.

Pesquisar
Artigos Relacionados