CNPJ Consulta

links patrocinados

CNPJ Consulta

CNPJ Consulta

Toda instituição que tenha sua estrutura administrativa controlada pelo governo nas mais diversas instâncias (municípios, estados e a nível federal), precisa de um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Trata-se de um cadastro feito pela Receita Federal do país.

A consulta ao CNPJ pode ser feita pela internet mesmo, através do site do Ministério da Fazenda. Para isso, basta clicar no link de consulta e inserir o número do CNPJ da empresa que se quer pesquisar.

Como consultar

Para inserir o número, deve-se eliminar as barras e os tracinhos, que sempre aparecem nos CNPJ’s. O site pesquisa pelo número, e não pelo código todo. Quando se insere, por exemplo, o CNPJ 06.161.357/0001-38, deve-se deixar apenas 06161357000138.

São 14 dígitos que devem ser colocados no espaço em branco de consulta ao cadastro. O que aparece, então, é o CNPJ completo da empresa consultada. Aparece em seguida o nome empresarial, a localização e o setor em que a empresa atua, entre outros dados.

Esse é o comprovante de inscrição e a situação do CNPJ de determinada instituição. Mas o que você deseja é acompanhar o andamento do seu documento, que foi pedido recentemente, entre no link Acompanhamento da solicitação CNPJ via Internet.

Essa procedimento fica armazenado nos dados da Receita Federal, por isso é que é possível acompanhá-lo. Para isso, basta ter em mãos o número do recibo e de identificação, fornecidos no ato de solicitação do CNPJ.

Período eleitoral

Nas eleições, também é possível consultar o Cadastro daqueles que são candidatos e dos comitês. Há uma lista disponível no link que mostra esses dados. Para isso, é preciso ter o CPF do candidato e saber o cargo para o qual ele pretende ser eleito.

Receita Federal consulta de CNPJ

Receita Federal consulta de CNPJ

Sobre o CNPJ

No atual sistema de governo brasileiro, e também em outros países ao redor do mundo, uma pessoa só existe perante o estado quando certos documentos são emitidos. Para começar, logo no nascimento é necessário fazer o registro o recém nascido, que é a conhecida Certidão de Nascimento. Em seguida, o RG (Registro Geral) tem que ser feito para a pessoa ter um número de identidade.

Documentos essenciais Receita Federal CNPJ

Outros dois documentos que tem uma diferença técnica entre si são o Cadastro Pessoas Físicas (CPF) e o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), e ambos são emitidos pela Receita Federal.

Como os próprios nomes já sugerem, o primeiro serve como mais uma identificação da pessoa que representa somente a ela, sem nenhum tipo de vínculo externo. O CPF é normalmente utilizado para compras, cadastros de renda, entre outros procedimentos burocráticos.

Receita Federal Importância do CNPJ

No caso do CNPJ, o cadastro é feito para registrar a existência não de pessoas, mas de empresas, instituições, organizações, entre outros casos. Para um grupo poder declarar sua renda como lucro ou doação adquirida não para o próprio benefício, mas para ir a uma conta empresarial, o CNPJ é obrigatório para fazer esse tipo de transação.

Consulta de CNPJ

Para realizar a consulta de um cnpj, basta visitar o site da Receita Federal. Para uma consulta simples, clique em “Empresa” – “Cadastro- CNPJ” – “Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral”. Na nova página, digite os números do CNPJ da empresa, sem pontos nem traços, coloque os caracteres da imagem de verificação e clique em “Consultar”.

Até mesmo as organizações mais simples precisam ter esse documento reconhecido pela Receita Federal. Alunos universitários que se mobilizam para criar Centros Acadêmicos são obrigados e passar pela burocracia a fim de poderem efetuar depósitos em uma conta corrente do próprio CA. Se isso não for feito, o dinheiro arrecadado tem que ficar na conta de uma pessoa comum.

Pesquisar
Artigos Relacionados