CET Rio

links patrocinados

CET Rio

CET Rio

É muito importante estar ciente do funcionamento adequado e o fluxo de veículos, principalmente quando falamos de cidades grandes como as capitais de estados ou regiões metropolitanas. Por isso, as Companhias de Engenharia de Tráfego (CET) de todas essas cidades são tão relevantes para que haja um relatório diário ou mesmo instantâneo sobre acontecimentos na estrada (engarrafamentos, acidentes, emergências, situação de alerta).

Com os CET, é possível também se informar sobre outras questões, como o número de acidentes ou mortes em determinados períodos de tempo, principalmente quando se trata de feriados que são datas com bastante fluxo de veículos (como por exemplo o Carnaval, a Páscoa, o Dia do Trabalho, o Sete de Setembro, o Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida, o Dia de Finados ou ainda o Natal e o Ano Novo, entre outros específicos, como aniversários de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, etc).

No presente momento, o novo site oficial do CET do Rio de Janeiro ainda está em fase de implementação, sendo que o único serviço disponível é o acompanhamento do trânsito online através das câmeras instaladas em pontos estratégicos das estradas de BR de saídas e entrada da cidade, bem como avenidas e ruas mais importantes de alguns bairros e do centro, sendo que são considerados locais de mais movimento os que envolvem grande concentração de estabelecimentos comerciais, empresariais, industriais ou ainda com grande quantidade de locais de estudo (como escolas, cursos técnicos, graduação superior).

Mais informações

Recentemente, o trânsito e as políticas estruturais tem sido uma grande preocupação nos grandes centros, não apenas pela exigência da população por um sistema público de transporte de qualidade e de fácil acesso, mas principalmente pelo destaque dos meios de comunicação quanto a super lotação, que irá aumentar ainda mais quando estivermos na época da Copa (no ano de 2014) e das Olimpíadas (2016), bem como na visita do Papa ao Rio de Janeiro (que deve ocorrer no ano que vem, em 2013) para a Jornada da Juventude e atrair o mesmo tanto de turistas do que os outros dois eventos de atividades esportivas.

Por esses motivos, o governo do estado do Rio de Janeiro vem tentando implementar melhorias para que esse tráfego diminua um pouco na questão de intensidade. Alguns exemplos de ações feitas pelos engenheiros de tráfego incluem: maior número de ônibus e em mais horários, mas principalmente com grande fluxo durante os períodos de pico (manhã indo para o trabalho ou escola, horário de almoço e à tarde na volta de estudos ou trabalho).

Atualmente, o CET possui um Twitter oficial que é atualizado a pelo menos a cada meio hora falando sobre a situação do trânsito em diferentes áreas da cidade, incluindo bairros mais afastados ou estradas que dão acesso a cidades vizinhas. As informações geralmente giram em torno de tópicos como acidentes que afetam o fluxo, desligamento ou funcionamento inadequado de equipamentos (como os semáforos), desastres naturais (como enchentes ou queda de árvores), quantos quilômetros de engarrafamento e a expectativa de chegada nos principais pontos do Rio, entre outras questões.

Fotos

CET RioCET Rio
Imagens das câmeras da CET RioImagens das câmeras da CET Rio
Companhia de Engenharia de Tráfico do Rio de JaneiroCompanhia de Engenharia de Tráfico do Rio de Janeiro

Pesquisar
Artigos Relacionados