CDHU 2013 – Cadastro no sistema de habitação

CDHU 2013 - Cadastro no sistema de habitação

CDHU 2013 – Cadastro no sistema de habitação

Para se cadastrar na Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) do Estado de São Paulo em 2013 tem que preencher uma ficha de inscrição e enviar pela internet ou nos prédios de atendimento da companhia. As inscrições são feitas por município, assim as fichas para se inscrever abrem em períodos diferentes. Para saber se em seu município as inscrições já estão abertas basta acessar a página oficial da companhia na internet. Dentre as cidades que participam está Campinas, São Roque, Votorantim, Itu, Bauru, São José do Rio Preto e Rio Claro.

Como se inscrever

Para uma família paulistana se inscrever no CDHU tem que atender alguns critérios, como ter renda de 1 a 10 salários mínimos, não ter outro financiamento em desenvolvimento, não estar participando de outros programas que tem como função o desenvolvimento habitacional e morar no estado de São Paulo há mais de três anos. A família, que não pode ter renda superior a sete mil (equivalente a 10 salários mínimos), também pode se inscrever nas prefeituras e postos de atendimentos de desenvolvimento habitacional caso não tenha como acessar pela internet.

Quando a família cadastrada é chamada ela tem que estar com todos os documentos em mãos que comprovam que ela preenche todos os critérios exigidos. As famílias que conseguirem participar do financiamento do CDHU não pagarão altas taxas como em outros financiamentos do tipo, pois estão protegidas pela regra de que a parcela do CDHU não pode ser maior que o equivalente a 10% do total da renda, ou seja, se a família tem uma renda de R$2.000,00 mensal o máximo permitido que ela pode é uma parcela de R$200,00 por mês.

Como é a escolha das famílias contempladas

A distribuição de casas e apartamentos do CDHU é realizada de duas formas diferentes. A primeira maneira é por sorteio público. As famílias inscritas participam de um grande sorteio onde serão escolhidas de forma aleatória o número de famílias que equivalem ao número de casas disponíveis. Assim, as famílias inscritas tem chances iguais na escolha de quem vai participar do financiamento.

Além do sorteio, há outra maneira de escolher as famílias para participar do financiamento do CDHU. Se chama de ‘CDHU Emergentes’ foi criada para as famílias que estão expostas à situações de risco, ou seja, aquelas pessoas que moram em áreas que não foram planejadas para receber casas. Essas áreas de risco podem ser também aquelas áreas invadidas ou que estejam em péssimas condições. Uma das cidade paulistas que mais tem pessoas em áreas com falta de planejamento urbano é Sorocaba, no interior do estado. Com isso, a prefeitura de Sorocaba em parceria com o CDHU tem trabalhado para tirar as pessoas das casas que existem perto das situações de risco.

Histórico

O CDHU do estado de São Paulo foi criado no final da década de quarenta, em 1949, e ajuda no desenvolvimento urbano do estado tendo uma ação fundamental no setor habitacional das cidades paulistas. O CDHU consiste em um programa que assessora famílias de todo o Estado de São Paulo no financiamento da casa própria. Essas pessoas fazem parte da população de classe baixa e que, portanto, são do grupo de pessoas com baixa renda. A companhia trabalha em parceria com a Secretaria da Habitação do Estado de São Paulo para que cada vez mais pessoas possam conseguir sair do aluguel e adquirir a casa própria. As condições habitacionais do estado paulista ainda estão longe do ser as melhores do país, pois muitos problemas ainda precisam ser solucionados. Mas essa parceria entre a companhia e a secretária tem tentado amenizar os problemas de habitação nas cidades. Hoje em dia são milhares de famílias que foram contempladas com o financiamento.

Fotos

Confira Fotos do CDHU 2013 – Cadastro no sistema de habitação:

CDHU 2013 - Cadastro no sistema de habitação CDHU 2013 - Cadastro no sistema de habitação CDHU 2013 - Cadastro no sistema de habitação CDHU 2013 - Cadastro no sistema de habitação

GD Star Rating
loading...
CDHU 2013 - Cadastro no sistema de habitação, Nota: 4.2 de 5 com 42 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados