CCIR: o que é e como tirar

links patrocinados

CCIR: o que é e como tirar

Todos os proprietários de imóveis que estão localizados em áreas rurais precisam sabero que é e como tirar o CCIR. Esse documento é muito importante para a legitimação da propriedade e deve ser retirado em uma entidade especializada.

O que é CCIR

CCIR: o que é e como tirar CCIR: o que é

CCIR é uma sigla para Certificado de Cadastro de Imóvel Rural, um documento obrigatório que todas as propriedades rurais devem possuir. Esse cadastro deve ser retirado no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA e é essencial para que a legalidade do imóvel seja reconhecida. As pessoas que não sabem o que é e como tirar o CCIR e não possuem o cadastro não podem fazer quaisquer tipos de movimentação com a propriedade.

O registro é essencial para que os donos possam vender, arrendar, hipotecar, prometer em testamento e até partilhar amigavelmente ou judicialmente o imóvel rural. Créditos bancários também não podem ser liberados sem a apresentação do número do cadastro. Em caso de falecimento do proprietário, sem o CCIR, a propriedade privada não poderá passar pelo processo de distribuição da herança.

CCIR: como tirar

Mudanças no processo de cadastramento

Outras mudanças ocorreram no processo de registrar o imóvel rural. Agora que todos já sabem o que é e como tirar o CCIR, também deve ser do conhecimento das pessoas que o documento da propriedade cadastrada será emitida todos os anos e não vai ser mais enviaoa pelos Correios a cada três anos. Com as inovações e a criação do sistema, o CCIR será disponibilizado na rede, diretamente do site oficial do Incra.

CCIR

Como tirar o CCIR

Depois que o proprietário saber o que é e como tirar o CCIR e realizar o procedimento, seu imóvel será cadastrado no Sistema Nacional de Cadastro Rural – SNCR, tornando a propriedade legalmente legítima. Seguindo as novas tecnologias que estão mudando do mundo, inovações chegaram até na hora de tirar o CCIR. Antigamente sendo mandada até a casa cadastrada no SNCR, hoje em dia o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural pode ser retirado e emitido pela própria Internet.

Quem ainda não possui onde ter acesso à Internet pode se dirigir pessoalmente até uma Unidade Municipal de Cadastramento do Incra – UMC que for mais próximo. Fornecendo informações sobre o que é e como tirar o CCIR, nem todas as cidades possuem essa instituição, devendo ser encontrada em outro município por perto. Mais da metade das cidades brasileiras possuem pelo menos uma sede do UMC. Quem quer tirar o CCIR deve pagar uma taxa de serviços.

Confira CCIR: o que é e como tirar

Como o sistema garantirá a segurança de acesso

As pessoas ainda possuem vários receios na hora de realizar transações e procedimentos pela Internet. Com a função de prevenir acessos proibidos por parte de pessoas que o que é e como tirar o CCIR, o site do Incra criou um código de autenticação, do qual somente o proprietário do imóvel rural poderá ter em mãos. Isso evita que outra pessoa entre na página virtual e venha a tirar o CCIR, sem a permissão do dono do imóvel.

Pesquisar
Artigos Relacionados