Carteira de Motorista

links patrocinados

Carteira de Motorista

Carteira de Motorista

Sobre a Carteira de Motorista

O sonho de todo adolescente é completar 18 anos o mais rápido possível para poder tirar sua Carteira Nacional de Habilitação, conhecida como carteira de motorista. O documento é exigido para que as pessoas possam dirigir automóveis, motos, caminhões, vans e etc. Para cada um desses veículos o motorista precisa tirar uma habilitação diferente/específica.

A medida é adotada como forma de formar bons condutores a fim de evitar o máximo de acidentes possíveis. A carteira de motorista, no Brasil, é um documento obrigatório para quem for dirigir qualquer veículo terrestre, sendo que o motorista deve carregá-la sempre consigo.

Formato

A carteira de motorista funciona como um documento oficial no país. Ela contém a foto da pessoa, bem como todos os principais dados exigidos pelo governo, como o número do CPF, RG. Além disso, ela traz também informações adicionais, como, por exemplo, se a pessoa precisa utilizar óculos enquanto dirige.

Caso esteja na carteira a obrigatoriedade de uma lente de grau para conduzir o veículo e a pessoa esteja dirigindo sem lente ou óculos, ela pode ser multada. Do mesmo modo, se a pessoa tiver a carteira apenas para dirigir automóvel e for pega pilotando uma moto, ela também leva multa e pode ter a carteira e o veículo apreendidos.

Categorias

A categoria da carteira de motorista representa qual o tipo de veículo que a pessoa está habilitada a conduzir. Existem cinco categorias, que são representadas pelas letras A, B, C, D e E. As duas primeiras são categorias iniciais, pelas quais todas as pessoas devem passar antes de avançar para conduções mais difíceis.

A categoria A refere-se aos veículos de duas ou três rodas – as motos, por exemplo. A categoria B autoriza a condução de veículos que não são abrangidos pela categoria A. Neste caso entram os automóveis que não ultrapassem a capacidade de oito passageiros – são os tradicionais carros de passeio.

A categoria C permite que o condutor dirija veículos que tenham peso superior aos 3,5 mil quilos (caminhões). Para tirar essa carteira, a pessoa já tem que possuir a habilitação B e não ter tomado nenhuma multa nos últimos 12 meses. A categoria D é destinada à habilitação de ônibus, vans, etc., cuja lotação ultrapasse os oito lugares. O requisito para esta habilitação é que o motorista já tenha a carteira C há um ano ou a B há dois.

Por fim, a ultima categoria (E) é para conduzir veículos que ultrapassem os seis mil quilos, como, por exemplo, reboque, unidade acoplada, articulado, trailer. Para esta habilitação o condutor já deve possui a carteira com categoria D ou ter tirado a C há mais de um ano.

Como tirar carteira de motorista

Depois que os jovens completam a maior idade, muitos deles querem começar a dirigir. Entretanto, pessoas mais velhas que nunca aprenderam como a conduzir um carro ou uma moto, por exemplo, também podem sua carteira de habilitação. Confira agora passo a passo qual o procedimento de Como tirar carteira de motorista.

Requisitos para se tirar a CNH – Carteira Nacional de Habilitação

Como tirar carteira de motorista Saiba Como tirar carteira de motorista

De acordo com a legislação de trânsito do nosso país, Como tirar carteira de motorista só é possível após a pessoa completar 18 anos de idade e ser alfabetizado, sabendo ler e escrever. Também é necessário ter carteira de identidade e outros documentos de identificação, como o RG e o número de CPF.

No território brasileiro, quem expede documento permissionário para as pessoas que já passaram pela fase de Como tirar carteira de motorista é o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), presente em todas as regiões do país, de norte à sul.

Carteira de motorista

Como tirar carteira de motorista: indo até um centro de formação

As pessoas que querem saber Como tirar carteira de motorista devem se dirigir primeiro a um CFC (Centro de Formação de Condutores) de sua cidade, que geralmente possui mais de um. Como cada um desses locais possui oferta de preço diferente, é recomendável fazer uma pesquisa ou até mesmo pedir recomendações de centros para alguém que já possui a carteira de habilitação.

Nesses locais, será preciso levar alguns documentos exigidos para se fazer a matrícula, incluindo a carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e uma foto 3 x 4. Esses locais que ensinam a Como tirar carteira de motorista podem ainda pedir outros documentos e a cópia dos mesmos.

Conheça Como tirar carteira de motorista

Exames médicos e aulas

Antes de começar as aulas de direção, entretanto, a pessoa vai ter que passar por exames que vão comprovar ou não se o indivíduo é capaz de assumir um veículo, já que isto exige grande responsabilidade. Para ter Como tirar carteira de motorista é necessário fazer exame oftalmológico e o teste psicológico.

Depois de ir até ao centro de formação e receber a aprovação de todos os testes pedidos vai ser preciso marcar datas e horas para se cumprir a carga horária obrigatória de Como tirar carteira de motorista. O interessado passa então por aulas teóricas e práticas na qual deve aprender tudo o que é passado por eu monitor.

Como tirar carteira de motorista - saiba mais

Como tirar carteira de motorista: provas

Depois que passar pelas aulas, a pessoa interessada em saber Como tirar carteira de motorista vai ter duas provas que vão decidir se a mesma conseguirá ou não pegar na direção. A primeira é a prova teórica, com questões sobre a legislação brasileira e outros assuntos. Já a segunda é a prova prática, que vai avaliar como o aluno está na direção.

Ambas são muito importantes e ficar calmo durante a pressão é a melhor forma de se dar bem nessas avaliações. Quando vier o resultado, quem foi aprovado é só esperar pela Carteira Nacional de Habilitação. Já quem for reprovado vai ter que passar pelo mesmo procedimento outra vez.

Pesquisar
Artigos Relacionados