Carta Comercial

links patrocinados

Carta Comercial

Carta Comercial

Cartas comerciais são correspondências técnicas usadas no comércio e indústria

Houve um tempo em que a correspondência por cartas era, se não a principal, uma das formas primordiais de comunicação humana. Mas os tempos mudaram e, hoje, dificilmente encontramos pessoas que ainda se comunicam por cartas. Espera. Não é bem assim. Ainda restam os encantados com as tradicionais cartas e, é claro, as empresas e organizações que mantêm contato entre si ou com clientes através da carta comercial.

Esse tipo de documento pode ser classificado como correspondência técnica, pois possui um estilo específico e uma finalidade própria. Diversos são os motivos para que uma instituição envie uma carta, seja para agradecer um serviço, cobrar algum tipo de melhoria, fazer cobranças financeiras, solicitar um orçamento, fechar um negócio, passar uma imagem positiva ou até mesmo propagar novos serviços e produtos lançados.

Objetividade, clareza e organização são elementos fundamentais ao elaborar uma carta comercial

A carta comercial ainda é bastante utilizada no comércio e na indústria. Para que se encaixe nessa categoria, são necessários alguns cuidados na hora de escrever o documento. E como todo o documento, uma carta comercial deve apresentar clareza. A objetividade também deve estar presente, já que significados ambíguos na escrita podem gerar confusão e prejudicar a mensagem que uma empresa deseja transmitir.

Por falar em mensagem, a linguagem é outro elemento essencial, simples e conciso. Os recursos estilísticos podem ser reservados para outras ocasiões. A impessoalidade deve marcar a apresentação desse documento, por isso a importância de fugir dos sentimentalismos e da subjetividade.

Agora, todas essas indicações não servirão de nada se a carta não estiver escrita na norma culta da língua. Por isso, a correção e a revisão final são imprescindíveis. Caso contrário, um documento pode ser despachado com equívocos e vir a prejudicar a imagem de determinada empresa.

O tom de linguagem de uma carta comercial deve ser positivo

Cada destinatário requer um tom de linguagem especial. Se esse precisa ser motivado, um tom negativo é exatamente o oposto de um estímulo. Sendo assim, a indicação é sempre a de uma escrita positiva. No outro extremo, não vale exagerar na linguagem limitada ou vulgar. Frases comuns devem ser evitadas, bem como os gerúndios. A criatividade é um elemento que tem tudo para contribuir e atrair novos clientes, contudo, precisa ser empregada da forma correta.

Faz-se necessário, também, levar a estética em consideração. Elementos bem-dispostos no papel transmitem uma boa impressão. Rasuras e demais sujeiras devem ser descartadas imediatamente. Afinal, uma imagem positiva não combina com sujeira.

Esteja atento aos passos técnicos para não errar na correspondência

Depois do elemento textual, vamos aos passos técnicos para estruturar uma carta comercial. O primeiro caminho é verificar se o papel da carta apresenta cabeçalho e/ou timbre. Nome, endereço e logotipo da empresa, geralmente, são o que compõem o timbre. Depois, é a hora de colocar a localidade abaixo do timbre e uma vírgula após o nome da cidade. O mês é escrito com letras minúsculas, sem espaço ou ponto e um ponto final deve ser usado depois da data.

O nome e o destinatário precisam estar abaixo da data e localidade, sempre à esquerda. Em seguida, opte por um vocativo impessoal. Os modelos são Senhor (Senhores), Prezado (s), Senhor diretor, Caro cliente, Senhor Gerente, entre outras.

Depois é o momento de iniciar o texto. Evite começar o texto com “através desta”, uma vez que isso se trata de um pleonasmo, afinal, já sabemos que o meio de comunicação utilizado é a carta. Procure iniciar a escrita com textos de referências, que remetem a assuntos já tratados, como “Em cumprimento a…”, o que dá credibilidade à escrita.

Escreva o texto com as dicas já apresentadas, com clareza e objetividade e feche o documento com um tom amigável. “Cordialmente” ou “Saudações” podem ser formas agradáveis de se despedir.

Fotos

Confira Fotos da Carta Comercial:

Carta Comercial Carta Comercial Carta Comercial Carta Comercial

Pesquisar
Artigos Relacionados