Carros Fiat – Palio

links patrocinados

Carros Fiat - Palio

Carros Fiat – Palio

Quase todo mundo tem um carro ou deseja ter. Contudo, com tantas marcas presentes no mercado, fica difícil escolher um automóvel que consiga unir beleza, sofisticação, motor e acessórios de última tecnologia. Porém, se você conhece a Fiat fica fácil definir qual será o seu carro, pois só essa empresa tem uma imensidade de modelos produzidos para todos os tipos de clientes.

Sobre a Fiat

Fundada no dia 11 de julho de 1899, a Fabbrica Italiana Automobili Torino, ou simplesmente Fiat, é uma companhia que produz diversos modelos de automóveis, sendo uma das maiores fabricantes de carros do planeta. Com sede na cidade de Turim, na Itália, o Grupo Fiat é formado por diversas marcas renomadas do setor como Maserati, Ferrari, Chrysler, Dodge, Jeep, Alfa Romeo, Autobianchi, Lancia, Abarth, Iveco, New Holland, Case, Innocenti, CNH, OM, Fiat-Allis, Fiat-Hitachi e Flexy-Coils. A empresa é ainda proprietária do time de futebol mais conhecido em território italiano, o Juventus FC e patrocina algumas equipes brasileiras como a Sociedade Esportiva Palmeiras, o América-MG, o América-RN, o Goiás, o Villa Nova e o Fortaleza.

História da empresa

Criada pelo italiano Giovanni Agnelli, a FIAT pode significar apenas ‘Fábrica Italiana Automobilística de Turim’ ou ‘faça-se’ em latim. Os primeiros automóveis produzidos pela companhia foram focalizados na área industrial e agrícola e com o início do século XX também começaram a fabricação de locomotivas para os trens, que eram amplamente utilizados na Europa. Devido a Primeira Guerra Mundial, a FIAT também passou a construir ambulâncias para os feridos das batalhas, metralhadoras para os soldados e até motores de grande potência para os submarinos. Como a empresa começou com a produção de carros, é normal que até hoje sua principal renda venha desses produtos, no entanto a FIAT, como fábrica inovadora que é, decidiu ampliar seus horizontes e atualmente é dona de diversas companhias direcionadas para os setores financeiros e industriais.

FIAT nos dias atuais

Apesar de sua sede ser na Itália, a FIAT trabalha em cerca de 60 países com mais de 1060 unidades espalhadas por esses territórios e emprega uma média de 220 mil pessoas, sendo que 110 mil trabalhadores são funcionários das fábricas resididas em outros países. Atualmente, o presidente da FIAT é Luca Cordero di Montezemolo, que assumiu, em 2004, o cargo de Umberto Agnelli, neto do fundador da empresa. Contudo, pela sua fama de companhia familiar, John Elkann, um dos herdeiros de Giovanni Agnelli, foi colocado para o posto de vice-presidente da FIAT, com apenas 28 anos.

FIAT Palio

Com fabricação direcionada para novos mercados como países em desenvolvimento, principalmente da América Latina, Leste Europeu e África do Sul, o FIAT Palio tornou-se um automóvel popular nessas regiões. Lançado em 1996, o Palio foi uma tentativa de substituir o Punto, um dos automóveis que a empresa produzia há anos, no entanto ele acabou tornando-se o carro chefe da companhia. A primeira versão do Palio já foi feita com cinco portas, sendo que tinha dois modelos, o EL 1.5 8V e o 1.6 16V. Ainda são feitas várias versões desse automóvel como o Siena, o Sedan e o Palio Weekend.

Com cinco gerações, sendo que a última foi lançada em 2012, o Palio já recebeu diversos prêmios na categoria ‘Carro do Ano’ pela revista Autoesporte nos anos de 2001, 2004 e o mais recente em 2012. Aliás, o novo Palio 2012 é muito diferente das outras versões, pois possui um design mais moderno, unindo a sofisticação italiana com a esportividade do brasileiro, e ainda utiliza do câmbio dualogic, podendo deixar a marcha automática ou manual.

Fotos

Confira Fotos dos Carros Fiat – Palio:

Carros Fiat - Palio Carros Fiat - Palio Carros Fiat - Palio Carros Fiat - Palio

Pesquisar
Artigos Relacionados