Carnaval Rio de Janeiro 2010

links patrocinados

Carnaval Rio de Janeiro 2010

Carnaval Rio de Janeiro 2010

O mais famoso carnaval do mundo está localizado na cidade do Rio de Janeiro. Local de luxuosas apresentações, belas mulheres, alegria contagiante e muita animação, a cidade recebe nos meses de fevereiro uma grande festa.

A festa popular, antigamente, era vista como balburdia e considerada por muitos como uma festa para as classes mais baixas. O Carnaval foi se transformando, ao longo do tempo, em grandes espetáculos para a mais todas as classes sociais, desde as mais baixas até a alta sociedade carioca.

Hoje, o Carnaval do Rio de Janeiro é conhecido mundialmente por sua beleza, tradição e animação.

Dentro da Sapucaí, dois dias de festa levam para o sambódromo e para as arquibancadas pessoas de todas as classes sociais.

O Carnaval do Rio de Janeiro, que possui aproximadamente dois milhões de pessoas por dia, é oficialmente o maior do mundo, considerado e registrado pelo Guinness Book.

Desfile das Escolas de Samba

Carnaval Rio de Janeiro

O evento mais esperado do Carnaval Carioca é o desfile das escolas de samba. Durante dois dias, as doze escolas do grupo especial concorrem ao prêmio de Melhor Desfile do ano. As escolas que obtiverem as menores notas serão rebaixadas para os grupos A, B, C e D.

O primeiro concurso aconteceu no ano de 1932, tendo como campeã a Estação Primeira de Mangueira.

Com o passar do tempo, cada escola foi aprimorando o seu trabalho para levar verdadeiros espetáculos para a Sapucaí. Portanto, anualmente, o show do carnaval carioca é apresentado com inovações tecnológicas que enchem de emoção os integrantes das escolas e, principalmente, o público que acompanha o desfile.

Desfile das escolas de samba

Desde 1970, a emissora Rede Globo transmite ao vivo os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial. Desde então, o carnaval carioca passou a ser uma atração nacional bastante aguardada.

Escolas de Samba

As escolas de samba apesar de todo o luxo das suas apresentações possuem sua sede em bairros humildes da sociedade carioca. E, portanto, grande parte de seus integrantes são pessoas que vivem e trabalham próximas as quadras destas escolas. Seus dirigentes, costureiras, integrantes da bateria e os responsáveis pela construção dos carros alegóricos são pessoas da própria comunidade.

Carnaval no Rio de Janeiro

As escolas de samba que participam do desfile no carnaval carioca no ano de 2010 são: Estação Primeira de Mangueira, União da Ilha do Governador, Grande Rio, Porto da Pedra, Unidos da Tijuca, Imperatriz Leopoldinense, Vila Isabel, Viradouro, Salgueiro, Portela, Mocidade Independente de Padre Miguel e Beija Flor.

Os desfiles acontecem sempre ao domingo e segunda-feira de carnaval.

Desfile e Premiação

Os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro têm duração de aproximadamente uma hora e vinte minutos para cada escola de samba. O horário começa a ser contado a partir do primeiro integrante que saia da concentração e é finalizado após o último integrante deixar a Sapucaí. Em caso de escolas que ultrapassem este tempo, pontos serão descontados pelos juízes do evento.

Os quesitos que serão julgados são: alegorias e adereços; comissão de frente; enredo; evolução, harmonia e conjunto; samba-enredo; mestre-sala e porta-bandeira; e bateria.

O resultado da competição acontece na quarta-feira de cinzas, no Rio de Janeiro, quando as notas são divulgas por alegoria e por jurado. Essas notas variam de 7 a 10 e, ao final de todo a contabilização, fica-se conhecendo a nova campeã do carnaval carioca.

As seis escolas mais votadas voltam a se apresentar no Rio de Janeiro, no próximo sábado, no evento conhecido como Desfile das Campeãs.

Rio de Janeiro Carnaval Rio 2010

Pesquisar