Calendário 2014 – Corpus Christi

Calendário 2014 – Corpus Christi

Sendo uma das celebrações religiosas mais importantes do catolicismo, o feriado de Corpus Christi é uma data universal, sendo respeitado pelos fieis cristãos de todo o mundo. Sua principal relevância é relembrar o corpo e sangue de Cristo que se faz presente, para os que creem. Confira mais sobre o feriado de acordo com o Calendário 2014 – Corpus Christi.

Calendário 2014 – Corpus Christi

Calendário 2014 - Corpus Christi Calendário 2014

No Calendário 2014 – Corpus Christi irá cair no dia 19 de julho do próximo ano. O dia da semana que irá cair o feriado é em uma quinta-feira, na 25° semana do ano. Esse dia é calculado sempre a partir da primeira quinta-feira que cai depois do domingo em que os católicos celebram a Santíssima Trindade, em representação do Pai, Filho e do Espírito Santo.

Para as pessoas que seguem as tradições da igreja, o feriado do Calendário 2014 – Corpus Christi é um dos mais importantes do ano. A grande celebração dessa data é a chegada do povo até á Terra Prometida, passagem da bíblia contata no Antigo testamento.

Corpus Christi

Origem do feriado de Corpus Christi

Em português a expressão do Calendário 2014 – Corpus Christi quer dizer Corpo de Cristo e é mais um dos feriados de origem cristã mais importantes do país. Essa data sucede o dia de Pentecoste e o domingo da Santa Trindade. Foi instituído como feriado no início da década de 60, mas precisamente em 1961.

Entretanto, sua origem vai mais longe, datando do século XIII, quando o Papa da época e a própria Igreja decidiram que era importante lembrar do Corpo de Cristo e de como ele é essencial para os cristãos que frequentam as missas do catolicismo. Foi a partir dessa decisão que hoje temos o Calendário 2014 – Corpus Christi.

Calendário 2014 - Corpus Christi - saiba mais

Procissões no Calendário 2014 – Corpus Christi

Além do próprio feriado do Calendário 2014 – Corpus Christi e da missa, os fiéis ainda podem participar da procissão, um dos marcos principais dessa data. Muitas cidades possuem a tradição de enfeitas ruas e espaços públicos para a passagem das pessoas e dos líderes religiosos. Uma das procissões mais famosas é o da cidade de Pirenópolis, no Estado de Goiás.

Entre as principais características do evento está a decoração com flores, grãos e serragem, deixando as ruas do município por onde a procissão passa bem coloridas. No Calendário 2014 – Corpus Christi, a cidade de Matão, no interior paulista enfeita as ruas com vidro. Em Minas Gerais, algumas cidades também fazem pinturas nas ruas. Em Borborema, cidade de São Paulo, o tradicional é se espalhar bordados e outros tipos de artesanatos.

Feriado 2014

O feriado em Portugal

O Calendário 2014 – Corpus Christi de Portugal também possui o feriado, no qual as procissões também são realizadas. As comemorações são ainda diferentes do Brasil em algumas localidades, com a presença de carros alegóricos, danças e festas. O ato de revestir as ruas por onde a procissão passa foi, originalmente, criada em Portugal e trazida para o nosso país.

GD Star Rating
loading...
Calendário 2014 - Corpus Christi, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados