Calendário 2012 15 de Novembro – Proclamação da República

links patrocinados

Calendário 2012 15 de Novembro - Proclamação da República

Calendário 2012 Proclamação da República

Sobre o 15 de Novembro

Feriado é sempre bom, agora se der pra emendar com o final de semana e virar um feriadão, o brasileiro adora! Agora, me responda, quem não gosta de ter uma folguinha a mais da escola, do trabalho ou da faculdade? Não tem quem diga que não gosta, é uma unanimidade.

E quando conseguimos, nessas datas, fazer uma viagem a passeio ou para visitar os parentes? Aí tudo fica ótimo! Em 2012, o feriado de 15 de novembro vai cair em uma quinta-feira, isso quer dizer que grande parte das empresas vai juntar quinta-feira, sexta-feira, sábado e domingo, dando aos seus funcionários um grande feriado. Prefeituras e o Governo do Estado costumam oficializar o feriadão declarado a sexta-feira como ponto facultativo.

Feriadão na praia

Se em algumas datas, como dia de finados, as pessoas ficam mais acanhadas de viajar ou fazer festas, o feriado da proclamação da república passa longe dessas formalidades. Como é comemorado em 15 de novembro, faltando pouco mais de um mês para a chegada do verão, é muito comum que as pessoas escolham as praias como cenários para os dias de folga.

Nesses momentos é que acontecem os famosos congestionamentos nas rodovias que ligam as capitais ao litoral. São horas e mais horas em filas e passando calos dentro dos carros, mas na hora que chegam à praia, tudo valeu a pena!

Ficar em casa

Claro que existem aqueles que preferem ficar em casa, só curtindo um descanso e aproveitando o silêncio dos feriados. Para essas pessoas, a pedida é alugar vários filmes, comprar pipoca e passar os quatro dias do feriado de 15 de novembro na paz do lar.

Comemoração da Proclamação da República

A Proclamação da República aconteceu no dia 15 de novembro de 1989 quando Marechal Deodoro declarou que o país não viveria mais em uma monarquia (governo de Reis e imperadores). Assim, o Brasil passou a ser uma República (de origem latina: res publica ou coisa pública), onde os chefes de estado seriam eleitos pelo povo.

Através do voto livre (todas as pessoas poderiam votar) e secreto, os presidentes da república seriam eleitos. Esse regime político durou até 1930 quando Getúlio Vargas deu um golpe e tomou o poder.

Calendário 2012 Corpus Christi

Calendário 2012 Corpus Christi

Sobre o Calendário 2012 Corpus Christi

O Corpus Christi é uma expressão em latim que pode ser traduzida literalmente como ‘O Corpo de Cristo’. A expressão dá nome a uma festa que celebra a presença de Cristo na Eucaristia da Igreja Católica.

A festa é considerada um dos ‘preceitos’ da religião – isso significa que para os seguidores da religião é uma data na qual o comparecimento à missa é obrigatório, conforme determinado pela Conferência Episcopal do país.

O Corpus Christi foi criado no ano de 1240 pelo Papa Urbano V, acontece 60 dias depois da Páscoa e sempre cai numa quinta-feira. Além da missa, a procissão e outra tradição relacionada à data. Em muitas cidades é costume enfeitar as ruas pelas quais os fiéis passarão com tapetes coloridos feitos com papel, serragem colorida, isopor, e outros materiais. São desenhadas figuras que remetem à Jesus, ao cálice e ao pão – símbolo do corpo de Cristo.

O Início

A origem da solenidade que remete ao Corpo e ao Sangue de Cristo remonta ao século XIII. Em 11 de agosto de 1264 o Papa Urbano IV publicou a “Bula Transiturus” para recalcar a presença do Cristo. Como o Papa morreu pouco tempo depois, a repercussão da medida foi quase nula.

No entanto, em algumas poucas igrejas – principalmente em cidades como Colônia, na Alemanha – mantiveram e propagaram a celebração. Há registros da celebração na França e na Itália poucos anos depois do marco alemão.

Como a Eucaristia foi celebrada pela primeira vez numa quinta-feira (Santa), o Corpus Christi continuou sendo celebrado sempre na quinta-feira que sucede o domingo da Santíssima Trindade.

Em 2012

Como a data do Corpus Christi está atrelada à Páscoa, o dia da celebração pode variar entre 21 de maio de 24 de junho. Em 2010, foi celebrado no dia XX. Em 2011 o Corpus Christi será celebrado em 23 de junho e para 2012, pela programação da Páscoa, o dia cairá na quinta-feira 07 de junho.

Viagens

Como o feriado do Corpus Christi sempre acaba se transformando em um feriadão, vai aí um alerta para os possíveis congestionamentos nas principais rodovias do país e os atrasos que ocorrem nos aeroportos por causa do “overbooking”.

Pesquisar
Artigos Relacionados