BTUS x M2

links patrocinados

BTUS x M2

BTUS x M2

Sobre os BTUS por M2

O aparelho de ar condicionado está cada vez mais popular no brasil. Afinal, ele garante conforto nos ambientes, seja ele no trabalho ou em casa. Mas é necessário estar atento ao modelo que irá climatizar a sua sala de maneira adequada.

Antes de comprar o aparelho, o consumidor deve estar atento a capacidade do ar condicionado em conseguir climatizar o ambiente de forma adequada com o consumo de energia relativo, e ainda, as dimensões do ambiente que em será instalado.

Sobre BTU

O aparelho de ar condicionado vem identificado com a sua capacidade de BTU’s (unidade térmica britânica por hora). Ela é definida pela quantidade de energia que é necessária para elevar ou diminuir a temperatura da massa de um ambiente com um área definida.

Calculando

O cálculo da capacidade do aparelho é feito a partir da quantia de pessoas e equipamentos que emitem energia em forma de calor presentes no ambiente e também acrescido de fatores como exposição ao sol.

O tamanho do ambiente também deve ser levado em consideração. Um aparelho mais potente é utilizado em área maiores e com mais pessoas e um menos para área pequenas e com poucas pessoas.

Assim, cada metro quadrado do ambiente tem valor de 600 BTU’s e cada pessoa ou aparelho tem valor de 600 BTU’s. Caso o ambiente possua exposição, o metro quadrado passa a valer 800 BTU’s. Você pode fazer o cálculo de forma manual ou ainda pode entrar em um site que faça a conversão de metros quadrados e pessoas de forma automática.

Atenção

Nunca compre o aparelho de ar condicionado sem fazer o cálculo de BTU’s. Você pode acabar jogando dinheiro fora com o consumo elevado de energia e também do aparelho. Por isso, procure sempre uma loja especializada em condicionadores de ar, garantindo o melhor uso do aparelho e a satisfação do cliente.

BTUs por m²

BTUs por m²

Sobre os BTUs por m²

Quando faz calor, não adianta: a maioria das pessoas sofre. Muita gente tenta improvisar para suportar a temperatura e se sentir um pouco mais confortável: uns abanam, outros bebem líquidos gelados, outros ligam ventiladores… Mas a maneira mais eficaz de espantar o calor em ambientes fechados ainda é o ar condicionado.

Existem vários modelos e tamanhos de ar-condicionado, mas todos eles funcionam basicamente da mesma forma. Um ar condicionado tem um mecanismo muito semelhante ao da geladeira, só que sem o gabinete. Ambos usam a evaporação de um fluido refrigerante para fornecer a refrigeração.

Pensando naquele calor de 40 graus lá fora e no seu escritório como uma “geladeira”, pensou correndo em ir comprar um ar-condicionado, não é? Só que, ao contrário do que pode parece, ar-condicionado não é uma coisa tão simples de se comprar. Uma das coisas que devem ser observadas na compra é a sua capacidade, ou seja, os BTUs.

Capacidade do ar-condicionado

Um ar-condicionado muito pequeno para ambientes muito grandes, além de gastar muito mais energia, não é eficaz. O mesmo acontece com um ar-condicionado que é muito potente para um ambiente pequeno, já que ele nunca conseguirá usar toda a sua capacidade e normalmente sairá muito caro.

A maioria dos aparelhos é classificada por Unidade de Calor Britânica (BTU), que é a quantidade de calor necessária para aumentar a temperatura de 0,45 kg de água em 0,56ºC. Para refrigerar um ambiente, é preciso calcular aproximadamente 600 BTUs por metro quadrado.

Para refrigerar uma casa de 185 m² de maneira eficaz é necessário ter um aparelho de ar-condicionado com capacidade de 110 mil BTUs, por exemplo. Mas este valor é muito relativo, por isso é importante sempre levar em conta todos os fatores envolvidos antes de comprar o seu modelo.

Se a casa é uma cobertura ou tem muita insolação, os BTUs para dar conta de resfriar bem o ambiente já sobem para 800 por m², considerando-se até duas pessoas no ambiente. Para cada pessoa a mais ou equipamento eletrônico no ambiente, acrescentar 600 BTU.

Pesquisar
Artigos Relacionados