BPF Alimentos

links patrocinados

BPF Alimentos

BPF Alimentos

Sobre a BPF Alimentos

No momento em que os descasos com a qualidade e a satisfação do consumidor começaram a ficar em evidência, com maior presença da mídia em frente às empresas que não seguiam as medidas de acordo com necessidades básicas para garantir um bom produto, o Governo teve que interferir na produção. Afinal, dependendo da área que for analisada, um único produto pode causar problemas de saúde em quem o consome.

Medidas do Governo

O setor alimentício é justamente um dos casos que se enquadra na situação em que as pessoas podem correr sérios riscos caso sejam menosprezadas. Afinal, muitos problemas acontecem por intoxicação alimentar e que vão além de um simples mal estar ou ânsia passageira.

Dependendo da estrutura da empresa que trabalha com alimentos, desde o início da produção, com questões de higienização básica, todo o lote pode ser prejudicado e gerar prejuízo para quem vende e quem consome. Por isso, o Governo lançou, por meio da Anvisa, a legislação sobre Boas Práticas de Fabricação BPF.

Essa medida foi tomada visando justamente as empresas que trabalham com alimentos e, dependendo do caso, existem legislações específicas para cada tipo de alimentação que precisam ser respeitadas independente do que diz o manual mais geral. Para isso, o Governo deixa disponível no seu site toda a legislação sobre o assunto.

Alguns detalhes da legislação

As empresas que tem legislações específicas para os seus produtos são: água mineral natural e água natural; amendoins processados e derivados; frutas e ou hortaliças em conserva; gelados comestíveis, palmito em conserva; e sal destinado ao consumo humano.

No caso da água, por exemplo, por ser um produto usado em grande quantidade e para diversos fins, muitas doenças podem ser transmitidas por intermédio dela. Ao mesmo tempo, o sal é um alimento utilizado em grande escala pela culinária brasileira, que inclusive enfrenta problemas de hipertensão na população pelo consumo exagerado.

Da mesma maneira, o BPF da Anvisa prioriza também as frutas e hortaliças por serem produtos que surgem do contato direto com a terra, que tem produtos químicos usados ao longo do plantio, e que podem causar intoxicação somente pelos pesticidas utilizados. Com tudo isso em mente, é a Anvisa quem precisa cuidar da qualidade da alimentação de todos os brasileiros.

 

Comida Vegetariana

Comida Vegetariana

O vegetarianismo é um tipo de dieta alimentar à base de alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes e verduras, principalmente. Esse regime alimentar exclui do cardápio qualquer tipo de carne, como a de boi, porco, frango, carneiro, peixe e frutos do mar.

Tipos de vegetarianismo

Existem seis formas de vegetarianismo, cada uma classificada de acordo com os alimentos que são consumidos. São elas:

Semivegetarianismo: a dieta do semivegetarianismo não é vegetariana propriamente dita, já que nela apenas a carne vermelha e a suína não são consumidas. A carne de frango e peixe pode ser consumida normalmente.

Ovolactovegetarianismo: essa é a dieta mais ‘tradicional’ dos vegetarianos, já que ela só restringe o consumo de qualquer tipo de carne, vermelha ou branca. Os derivados de animais, como ovos e lacticínios são consumidos.

Lactovegetarismo: essa dieta, como o próprio nome diz, é composta pelo consumo de verduras, legumes e derivados do leite. Nenhum tipo de carne e nem ovos são consumidos. O lactovegetarianismo é o regime mais tradicional da Índia.

Ovovegetarianismo: dieta composta apenas por frutas, cereais, legumes, verduras e ovos. Todas as carnes e os derivados do leite são excluídos.

Vegetarianismo semiestrito: nesta dieta, todos os alimentos de origem animais são restritos, como carnes, derivados do leite e ovos. Apenas abre-se uma exceção para o mel.

Vegetarianismo estrito: esse regime também é conhecido como vegetarianismo verdadeiro, já que só é permitido o consumo de frutas, legumes e vegetais. Todos os alimentos derivados de animais, além de sua carne, são completamente excluídos da dieta. O vegetarianismo estrito é muito confundido com o veganismo, mas os termos são completamente diferentes. O vegetarianismo estrito diz respeito a apenas uma dieta alimentar, já o veganismo é uma filosofia de vida que tem como base o respeito ao direito dos animais. Ou seja, além de não consumir nenhum alimento derivado de animais, os vegans também não utilizam produtos como lã e couro, por exemplo, e também cosméticos que são testados em animais.

Comida Vegetariana

O número de vegetarianos no Brasil e no mundo cresce a cada dia. Isso acontece, além de outros fatores, ao grande número de receitas deliciosas que excluem a carne do cardápio e mesmo assim se mantém nutritivos e saborosos.

O que os vegetarianos geralmente fazem é substituir a carne tradicional por aquela derivada de soja. Ela diminui o colesterol ruim e contribui com o aumento do bom, melhorando a saúde das pessoas.
A lasanha de vegetais é outa boa pedida, os ingredientes principais são soja, alho, polpa de tomate, noz moscada, e outras coisas que você desejar incrementar.

Ingredientes da Comida Vegetariana

Para uma boa comida vegetariana, utilize principalmente frutas, legumes e verduras no cardápio. Se você é adepto de um vegetarianismo menos estrito, utilize ovos, e os derivados do leite para a composição da comida.

Fotos

Confira Fotos da Comida Vegetariana:

Comida vegetarianaComida vegetariana
Pratos vegetarianosPratos vegetarianos
Ingredientes da comida vegetarianaIngredientes da comida vegetariana

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados