BOPE Rio

links patrocinados

BOPE Rio

BOPE Rio

O Batalhão de Operações Especiais, BOPE, atua no Rio de Janeiro como uma das maiores expressões de segurança pública do estado. O BOPE é uma unidade da Polícia Militar do Rio que ficou conhecida no Brasil e no mundo depois do sucesso das duas edições do filme Tropa de Elite e também pela dispersão e prisão de alguns traficantes que dominavam as favelas cariocas.

O BOPE surgiu primeiramente como NuCOE, Núcleo da Companhia de Operações Especiais em janeiro de 78, por meio de um projeto elaborado e apresentado por um militar. Mais tarde o núcleo passou a ser chamado de Batalhão da Polícia de Choque. Somente no ano de 1991, depois de passar por diversas denominações, modificações e atribuições, é que o Batalhão passou a ser conhecido definitivamente como BOPE.

Como ingressar no BOPE Rio

Bope do Rio de Janeiro

Muitos jovens com carreira promissora na área de segurança pública desejam entrar no BOPE. Para isso é preciso atuar como policial militar minimamente por dois anos, ser aprovado em uma bateria de testes de avaliação do condicionamento físico do candidato e também testes psicológicos e médicos. Só depois destas etapas, se forem aprovados, os candidatos participam de um curso intenso de treinamento para estarem aptos a assumir a função. Os conteúdos dos cursos são focados em operações especiais e ações táticas que consistem em treinamento para salvar reféns, intervenções em áreas que apresentam conflitos, entre outras.

Caveirão do BOPE

Batalhao de operacoes especiais

O BOPE possui uma frota de carros blindados, com pintura preta e imponente, altamente equipados, quase que podem ser comparados a verdadeiros tanques de guerra. Por isso nas favelas eles são chamados pela população de “caveirão”, por remeter a imagem meio sombria e tenebrosa. Eles foram desenvolvidos para que os policiais possam entrar em áreas das favelas dominadas pelas traficantes e pelo crime organizado sem correm riscos de morte, uma vez que ao avistar qualquer movimento policial na entrada dos morros os criminosos atiram. Esses carros são utilizados também para resgate de policiais que por ventura ficam encurralados por traficantes em alguma ação. Os caveirões têm capacidade para 12 pessoas em seu interior.

Unidades de Polícia Pacificadora no Rio

Comando do Bope

Ao todo no Rio de Janeiro existem 28 Unidades da Polícia Pacificadora, as chamadas UPP. Trata-se de uma ação conjunta com diversas forças de segurança pública, como polícia civil, militar e federal que pretende acabar com o narcotráfico nas favelas cariocas. O BOPE integra essa força de pacificação uma vez seu foco de treinamento é para agir em situações conflituosas como essa.

Filmes Tropa de Elite

Os Filme Tropa de Elite 1 e 2 do diretor José Padilha ilustram um pouco de como se dá ação do BOPE nas favelas do Rio de Janeiro.

Em 2007 foi estreada no cinema a primeira película da temática e em 2010 a segunda. O ator Wagner Moura interpreta o Capitão Nascimento, que ocupa um lugar de destaque no BOPE e que se vê em situações complexas, de um lado o combate ao crime organizado por bandidos e de outro o combate da corrupção policial dentro da corporação militar.

Bope Rio 2013 Caveirao do Bope

Pesquisar
Artigos Relacionados