Benefícios do azeite de oliva

links patrocinados

Benefícios do azeite de oliva

O azeite de oliva é um óleo extraído a partir das azeitonas usado de forma bastante comum para temperar saladas e outros alimentos. Além de dar um sabor marcante aos pratos, confira quais são os benefícios do azeite de oliva.

Proteção ao sistema cardiovascular e ao cérebro

Benefícios do azeite de oliva Saiba os Benefícios do azeite de oliva

Apesar de ser um óleo, o azeite de oliva é um produto que faz bem ao corpo humano quando consumido com moderação nas refeições. Possuindo diversos tipos de vitaminas e nutrientes em sua composição, como a vitamina A, o ferro e aminoácidos, um dos benefícios do azeite de oliva é que ele protege o coração.

Esse óleo tem o poder de atuar na redução das placas de gordura que podem entupir veias e artérias, principal causa do infarto do miocárdio. Além disso, ele também consegue atuar em funções do cérebro, diminuindo as chances do indivíduo ter um Acidente Vascular Cerebral, o AVC. Assim, os benefícios do azeite de oliva atingem o coração e o cérebro.

Conheça os Benefícios do azeite de oliva

Benefícios do azeite de oliva: atuando da redução do colesterol ruim

O colesterol é um tipo gordura produzida pelo nosso próprio organismo, mas que também é encontrada em vários alimentos de origem animal. Quando em excesso, acaba se espalhando pelo sangue e aumentando as chances de ter problemas de coração. Um dos benefícios do azeite de oliva é o de justamente atuar a redução desse colesterol.

Como é um óleo vegetal, não possui nenhum tipo de colesterol, mas alguns componentes monoinsaturados que conseguem aumentar as taxas do colesterol bom, também conhecido como colesterol HDL – Lipoproteína de Alta Densidade. Sendo mais um dos benefícios do azeite de oliva é recomendado sempre agitar a garrafa antes de usar o óleo, para espalhar mais as suas substâncias.

Confira os Benefícios do azeite de oliva

Ajudando contra o acúmulo de gordura e fortalecimento do cabelo

O consumo moderado desse óleo ainda traz outros benefícios do azeite de oliva. Um deles é a ajuda contra o acúmulo de gordura localizada na barriga e outras partes do corpo, além de ter um efeito muito vantajoso para a própria pele. Estudos mostram que o produto tem ação antioxidante, ou seja, ajuda a combater os radicais livres que causam o envelhecimento precoce da pele.

Além disso, ele também protege mais a pele contra as agressões dos raios solares. Outros benefícios do azeite de oliva para o corpo é o auxílio na digestão e a hidratação e fortalecimento das unhas e do cabelo. Algumas pessoas costumam até mesmo utilizar o óleo em cremes hidratantes ou em misturas caseiras para passar nos fios capilares.

Benefícios do azeite de oliva - saiba mais

Benefícios do azeite de oliva: qual comprar?

O óleo mais indicado para conseguir os benefícios do azeite de oliva é o extra-virgem, já que se trata da substância mais pura da extração do azeite. Também conhecido como “ouro líquido”, entretanto, o azeite virgem também possui as propriedades indicadas, mas em menor quantidade.

O indicado de seu consumo é de duas colheres por dia usadas para preparar a refeição de toda a família, seja em saladas ou carnes. Uma dica para aproveitar os benefícios do azeite de oliva é fuja dos azeites compostos, que possuem outros óleos.

Pesquisar
Artigos Relacionados