Benefícios da prática da natação

links patrocinados

Benefícios da prática da natação

A natação é um dos esportes mais democráticos entre as modalidades, já que quase todo mundo pode fazer, de crianças à idosos. Confira, então, quais são os principais benefícios da prática da natação.

Adeus sedentarismo e olá vida saudável

Como a maioria das atividades físicas, quando praticada de forma regular, um dos benefícios da prática da natação é que ela ajuda as pessoas a se movimentarem, saindo do sedentarismo e evitando diversas doenças que podem afetar o organismo. Ela auxilia no combate à diabetes, colesterol alto, doenças de origem cardiovascular e também ajuda no desenvolvimento do sistema respiratório.

Benefícios da prática da natação Conheça os Benefícios da prática da natação

Dessa forma, uma pessoa que pratica o esporte vai se sentir menos cansada ao fazer compras no supermercado ou caminhadas que antes eram de tirar o fôlego. Os vários benefícios da prática da natação são indicados para tosos os tipos de pessoas, possuindo modalidades desde para bebês até para idosos que queiram entrar em algum tipo de atividade física regular.

Saiba os Benefícios da prática da natação

Benefícios da prática da natação: ajuda no processo do emagrecimento

Um dos benefícios da prática da natação é a possibilidade de uma perda de calorias durante o dia que não é possível para quem fica parado. O estimado é que 1 hora de treino moderado consiga queimar até 500 calorias, fazendo com que a gordura seja substituída por músculos.

Dessa forma, o ganho de tônus muscular e fortalecimento das articulações é outro dos benefícios da prática da natação, que não causa impactos porque é feito de baixo da água. Idosos com problemas nas articulações podem praticar o nado sem problemas nesse aspecto.

Saiba os Benefícios da prática da natação

Aprenda a nadar

Além de todos esses benefícios da prática da natação, ainda a possibilidade de aprender a nadar com aulas regulares da pratica esportiva. Algumas academias oferecem tipos de exercícios de baixo da água que não são considerados como a natação, já que a mesma ensina as pessoas técnicas de velocidade e respiração na água depois que os indivíduos já sabem nadar.

Esse tipo de exercício pode ser encontrado em academias especializadas, com profissionais indicados para a área. As piscinas podem ser normais ou cobertas e com água de temperatura controlada, para aqueles que não querem entrar na piscina nos dias frios. Outro dos benefícios da prática da natação é que o equipamento para o início não é considerado muito caro em comparação a outros tipos de esportes.

Benefícios da prática da natação - saiba mais

Benefícios da prática da natação: para a mente

Além dos benefícios da prática da natação serem para o corpo, eles também chegam até a mente das pessoas. Estudos mostram que fazer o esporte de forma regular auxiliam até mesmo na melhora do raciocínio de seus praticantes, assim como desenvolver a coordenação motora de cada indivíduo.

As diversas braçadas e pernadas dadas com o nado também são ótimos para relaxar o corpo, apesar dos treinos pesados. Isso porque o exercício físico libera substâncias no cérebro que são responsáveis pela sensação de bem estar. Desse jeito, mesmo com o cansaço da hora, o estímulo é o de voltar a praticar em uma outra hora ou dia.

Pesquisar
Artigos Relacionados