Benefícios da natação para crianças

links patrocinados

Benefícios da natação para crianças

A natação é um dos esportes mais completos que existem, oferecendo inúmeros benefícios a seus praticantes. Apesar da complexidade do esporte, a natação é bastante democrática, podendo ser praticada por qualquer um. Idosos, gestantes, jovens e crianças encontram na natação uma modalidade versátil, que promove exercícios intensos e, ao mesmo tempo, de baixo impacto.

O bem-estar descrito pelos praticantes de natação tem, inclusive, fundamento científico. Nos últimos anos, diversos estudos acadêmicos têm reforçado os benefícios trazidos pela natação. Em Taiwan, uma pesquisa mostrou que os praticantes do esporte têm maior coordenação motora, enquanto um estudo realizado na PUC do Rio Grande do Sul mostrou que idosos que nadam com regularidade têm uma musculatura mais tonificada.

Não há idade para começar a praticar a natação. Se pensarmos bem, antes do mesmo do nascimento estamos, de certa forma, nadando. Por isso, a prática do parto na água também tem conquistado muitas adeptas ao redor do mundo. Conheça, abaixo, alguns dos muitos benefícios da natação para as crianças.

Benefícios físicos da natação para as crianças

Benefícios da natação para crianças Confira os Benefícios da natação para crianças

Para crianças, a natação ajuda a promover o desenvolvimento muscular e ósseo, trazendo benefícios que podem perdurar por toda a vida. Os movimentos efetuados durante a natação auxiliam a fortalecer o coração, melhorando a circulação do sangue e eliminando gordura. Por isso, crianças com sobrepeso são ainda mais beneficiadas pela natação.

O sistema respiratório também sente os efeitos positivos da prática regular de natação. Nas crianças, o esporte ajuda a formar e fortalecer a musculatura torácica, dando mais resistência aos pulmões. Desta forma, todo o organismo é oxigenado de maneira mais eficiente. A prática da natação na infância também contribuirá para uma boa formação das articulações e dos músculos, tornando todo o corpo mais flexível.

Conheça os Benefícios da natação para crianças

Benefícios psicológicos da natação para as crianças

Embora traga muitos benefícios físicos para a saúde das crianças, a natação se destaca mesmo nas vantagens psicológicas. Primeiro, há o grande relaxamento e sensação de bem-estar promovidos pelos movimentos dentro da água. O esporte também é ótimo para desenvolver a segurança e autoconfiança.

As crianças que praticam natação também se tornam mais sociáveis e com senso de trabalho em grupo, pois muitas vezes é necessário respeitar um colega que tem dificuldades em determinados movimentos. A ajuda mútua entre as crianças pode criar um ambiente cooperativo, que é extremamente importante na formação da personalidade.

Saiba os Benefícios da natação para crianças

Cuidados básicos

Apesar de ser um esporte acessível a todos, a natação exige alguns cuidados, principalmente em relação àqueles que ainda não sabem nadar. Neste caso, o ideal é matricular as crianças em uma escola especializada em natação. Antes mesmo de cair na água, as crianças precisam de uma avaliação física completa, que ajudará a determinar os limites de cada um.

Benefícios da natação para crianças - saiba mais

Coordenação motora

As crianças menores, que ainda estão aprendendo a se “localizar” no espaço, também podem ser muito beneficiadas com a natação, desenvolvendo de maneira mais completa suas noções de equilíbrio. Se possível, é vantajoso que um dos pais acompanhe o filho durante o aprendizado, participando das atividades quando for autorizado.

Pesquisar
Artigos Relacionados