Bandeira do Brasil

links patrocinados

Bandeira do Brasil

Bandeira do Brasil

Sobre a Bandeira do Brasil

A bandeira brasileira talvez seja o maior símbolo do país, e em solenidades e também em eventos esportivos costuma ganhar destaque.

O Brasil já teve diversos modelos de bandeiras nacionais, e a atual, com fundo verde, aliado a um losango amarelo e um circulo azul é adotada desde 1889, tendo sofrido algumas modificações ao longo dos anos.

As 27 estrelas dentro do círculo azul representam os estados da federação, e a única estrela acima da faixa branca simboliza o estado do Pará, na época da criação da bandeira, era o maior território acima do paralelo do equador.

O lema da bandeira, ‘Ordem e Progresso’, deve ser sempre grafado em verde, e é uma síntese da frase do cientista político francês, Auguste Comte, ‘O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim’.

A legislação brasileira ainda impõe uma série de normas a respeito da bandeira nacional, as quais proíbem o uso dela para fins como vestimenta, revestimento de tribuna, mesa, além de proibir que ela fique em maus estado ou deterioração.

Dia da bandeira

Dia da bandeira

Uma das datas patrióticas pouco reconhecidas e que não tem seu feriado próprio é o Dia da Bandeira, que deveria ser lembrado todo 19 de novembro, mas nem sempre isso acontece. A data foi instituída em 1889 e quatro dias depois da Proclamação da República e, por isso, ela é sempre comemorada nesta data.

Tradição nacional

O Dia da Bandeira nada mais é do que a data reservada para lembrarmos do símbolo máximo que uma pátria pode ter, a sua própria bandeira. Apesar de não ter sido instituído um feriado ou alguma coisa do gênero para honrar a data, escolas e centros cívicos realizam eventos para relembrar a nossa história.

Ao mesmo tempo em que o povo brasileiro é considerado muito pacífico e tranqüilo, também há críticas que falam sobre a falta de nacionalismo e de interesse pela nossa própria história. Cada cor na bandeira tem o seu motivo e todos eles deveriam ser de conhecimento comum da população.

As comemorações no Dia da Bandeira normalmente acontecem junto com o Hino Nacional, que é a canção máxima para representar a nossa nação. Esse é outro problema encontrado na sociedade brasileira, pois muitos não conhecem a letra na íntegra ou não entendem o que ele quer dizer.

Ritual necessário

Existem algumas tradições que dizem respeito à bandeira e que devem ser seguidas para garantir o devido respeito que ela merece. Uma delas, por exemplo, é o fato que quando a bandeira nacional estiver hasteada, ela deve ocupar a posição mais alta no topo do mastro. Além disso, ela deve ser a primeira a chegar até lá e a última a descer.

Quando a bandeira estiver velha, suja, e começar a rasgar, esta unidade deve ser substituída por outra que esteja nova. A bandeira antiga deve ser entregue a uma unidade militar, que deve se encarregar de queimar a antiga também no Dia da Bandeira.

Se por um acaso a bandeira ficar hasteada durante o período noturno, ela deve ficar constantemente iluminada. Esses rituais demonstram a preocupação em respeitar a bandeira nacional e garantir o devido valor ao símbolo da nação, que também funciona como a própria identidade do país.

Coca-Cola: promoção carregadores de bandeira

Coca-Cola: promoção carregadores de bandeira

O país mais apaixonado por futebol irá receber a Copa do Mundo da FIFA e 2014, e está preparando tudo para que o evento ocorra da melhor maneira possível. Os brasileiros não veem a hora de todo o mundo estar voltado para cá, vindo dos mais diversos lugares para assistirem aos jogos de suas seleções favoritas.
As melhores seleções do planeta disputarão partidas incríveis em diversas cidades do país, movimentando o turismo e o comércio dessas localidades. Além disso, alguns jovens brasileiros até poderão ter a honra de carregar a bandeira do Brasil na abertura dos jogos. Para isso, basta participar na Promoção “Carregadores de Bandeira”, criada pela patrocinadora oficial dos jogos, a Coca-Cola.

Promoção Carregadores de Bandeira Coca-Cola

Já pensou poder participar deste momento histórico para o Brasil e carregar a bandeira da nação na abertura da Copa das Confederações da FIFA? A Coca-Cola pode lhe proporcionar esta experiência única e ainda lhe dar muitos outros prêmios. Para isso, você só precisa participar da promoção “Carregadores de Bandeira Coca-Cola” e ficar na torcida. A Coca-Cola irá premiar com 50 pacotes de viagens os grandes felizardos que ganharem a promoção. Não perca tempo para participar e ter a chance de ser um dos sortudos a estarem presentes no evento. Você poderá, ainda, assistir a um jogo do Brasil na Copa das Confederações de 2013.

Participe da promoção Coca-Cola

Como participar da promoção

Para participar da promoção “Carregadores de Bandeira Coca-Cola” é muito simples. Primeiramente, você precisa ter a idade de 13 a 16 anos (completos até o dia 30 de junho de 2013). Se tiver a idade estabelecida pelo concurso, acesse o site da marca de refrigerantes e preenche o cadastro apresentado no portal para poder concorrer aos pacotes de viagens e também as mochilas que serão distribuídas pela Coca-Cola. Neste cadastro você deverá informar seus dados pessoais como nome, sobrenome, número de telefone, endereço completo, emails, fazer um login e uma senha. Depois de todas as informações necessárias preenchidas, você deverá responder a pergunta: “Por que você merece ser um carregador de bandeira?”

Criatividade na resposta

Para responder a pergunta feita pela promoção, você poderá enviar uma fotografia, com até 10 MB nos formatos .jpeg, .jpeg ou .png, ou ainda fazer um texto com até 400 caracteres. Use toda a sua criatividade na hora de elaborar a sua resposta, pois ela será fundamental para você ser ou não escolhido para carregar a bandeira na abertura dos jogos e levar todos os demais prêmios. Elabore um texto que consiga prender a atenção de quem estará julgando, ou envie uma imagem que convença que você realmente merece estar presente neste momento tão importante para o Brasil. Vale ressaltar que cada um dos participantes tem o direito de mantas quantas respostas puder e quiser durante todo o período da promoção, que termina no dia 27 de março de 2013.

Carregadores de Bandeira- promoção Coca- Cola

Prêmios da promoção da Coca-Cola

Os contemplados da promoção “Carregadores de Bandeira da Coca-Cola” ganharão pacotes de viagens para assistirem a um dos jogos da Copa das Confederações da FIFA, que irão acontecer em 2013 nos estádios do Brasil. Os premiados ganharão passagens aéreas, ou terrestres, até a cidade em que irão assistir ao jogo, hospedagem em hotel por duas noites, transporte, alimentação (sem o consumo de bebidas alcoólicas), seguro viagem, ingresso para assistir a uma das partidas da Copa das Confederações e duzentas mochilas da Coca-Cola exclusivas. Além, é claro, de terem o privilégio de carregarem a bandeira do Brasil.

Copa 2014 e Coca- Cola Prêmios da promoção Coca- Cola

Pesquisar
Artigos Relacionados