As melhores cachaças artesanais do Brasil
Um grupo de amantes da cachaça da cidade de Analândia, no estado de São Paulo, se reuniu para degustar e dar notas a várias marcas da bebida, criando um ranking com as 50 marcas mais saborosas. Confira quais foram selecionadas como as melhores cachaças artesanais do Brasil.
Medalha de ouro e medalha de prata no pódio
Vale Verde 12 Anos – em primeiro lugar na degustação das melhores cachaças artesanais do Brasil, a Vale Verde 12 Anos é produzida na cidade de Betim, em Minas Gerais e é o produto mais nobre de uma série da marca Vale Verde. Depois por passar por um processo de envelhecimento que dura todos esses doze anos, a bebida chega ao mercado em uma linda garrafa de rótulo preto. O teor alcoólico é de 40% vol.
Magnífica Soleira – essa marca é produzida no estado do Rio de Janeiro, mais precisamente no município de Miguel Pereira e atualmente está entre as melhores cachaças artesanais do Brasil. O envelhecimento de 3 anos lhe garante aspecto e sabor diferenciado, além de também ser comercializada em uma bela garrafa e embalagem. O teor alcoólico da Magnífica Soleira é de 43% vol.
As melhores cachaças artesanais do Brasil: terceiro e quarto lugar
Boazinha – feita diretamente na cidade de Salinas, também em Minas Gerais, o terceiro lugar da lista das melhores cachaças artesanais do Brasil é da Boazinha. O envelhecimento ocorre em bálsamo durante 2 anos e hoje em dia é uma das marcas com maior número de vendas no país. Seu teor alcoólico é de 42% vol.
Reserva do Gerente – esta marca é produzida na cidade de Guarapari, no estado do Espírito Santo e se diferencia já na hora do plantio da cana-de-açúcar. Entre as melhores cachaças artesanais do Brasil, e as sementes a serem cultivadas são selecionadas para dar os melhores frutos, sendo que a bebida é envelhecida em carvalho. Seu teor alcoólico é de 42% vol.
Sobre as próximas colocações da lista
Anísio Santiago / Havana – A cachaça Anísio Santiago, que antigamente era chamada de Havana, é uma das bebidas do tipo mais caras do país. Em quinto lugar entre as melhores cachaças artesanais do Brasil, também é produzida na cidade mineira de Salinas, boa região para essa fabricação. Seu teor alcóolico é de 44,5% vol.
Leblon Signature – Minas Gerais é o estado com as cachaças mais famosas do país e a cidade de Patos também entra nessa. A produção do Leblon Signature lha conferiu a sexta colocação do ranking das melhores cachaças artesanais do Brasil de acordo com o grupo, com envelhecimento de 2 anos em carvalho. Teor alcoólico de 42%.
As melhores cachaças artesanais do Brasil
Companheira Extra Premium – Feita no Paraná, essa bebida fica por 8 anos envelhecendo também em toneis de carvalho e se tornou uma das melhores cachaças artesanais do Brasil. Feita em Jandaia do Sul, seu teor de álcool é de 42% vol.
Em outras colocações da lista feita pelo grupo de Analândia estão ainda Germana Heritage na oitava colocação, Weber Haus / Carvalho Cabriúva em nono lugar e Canarinhas fechando o top 10.