As maiores favelas do Brasil

links patrocinados

As maiores favelas do Brasil

Confira quais são as maiores favelas do Brasil.

As maiores favelas presentes no pais: Rio de Janeiro e Ceilândia

O primeiro lugar das maiores favelas do Brasil fica com a Rocinha, bairro localizado na cidade de Rio de Janeiro. Possui cerca de 70 mil pessoas vivendo em sua região, mais que em muitas cidades de interior do país e possui problemas relacionados à violência, tráfico de drogas e construções perigosas em morros. Começou a ser ocupada em meados dos anos 40 com a grande migração para a capital.

As maiores favelas do Brasil Conheça As maiores favelas do Brasil

Já a segunda colocação da lista das maiores favelas do Brasil está com o complexo de Sol Nascente, em Ceilândia, bem na região da capital do país. Sendo um centro de administração do Distrito Federal, está localizada a 26 km de Brasília. Atualmente, já foram contabilizados mais de 55 mil habitantes que ocupam a região em barracos e casas.

As maiores favelas do Brasil - saiba mais

As maiores favelas do Brasil: Rio de Janeiro e São Luís

O Rio de Janeiro aparece novamente no ranking com o Rio das Pedras, também na capital do estado. Estando em terceiro lugar entre as maiores favelas do Brasil, são um pouco mais de 54 mil habitantes, com grande parte de seus moradores formados também por migrantes, vindos principalmente do Nordeste do país.

Já a capital do estado do Maranhão, no norte do país, está na quarta colocação desse ranking com o Coroadinho, bairro conhecido pelos altos índices de violência na cidade. Com mais de 53.900 habitantes, é uma das maiores favelas do Brasil em número de moradores e começou a crescer junto com a própria urbanização da cidade.

Saiba As maiores favelas do Brasil

Sobre as favelas de Belém e Recife

Com cerca de 53 mil moradores em seu complexo, a favela da Baixadas da Estrada Nova fica com a quinta colocação entre as maiores favelas do Brasil. A mesma se localiza em Belém, no Pará e se destaca pela falta de saneamento básico em algumas partes e ruas totalmente desniveladas. Há ainda a presença de casas em cima de rios.

Já a segunda das maiores favelas do Brasil a aparecer na lista no Nordeste é a Casa Amarela, da cidade de Recife, capital de Pernambuco. Apesar de se tratar de uma bela cidade litorânea, esse bairro começou a ser ocupado a muitos anos atrás, com as primeiras ocupações na região datadas do século XVII, possuindo atualmente uma contabilidade de 53 mil habitantes.

Confira As maiores favelas do Brasil

As maiores favelas do Brasil: em Fortaleza, Manaus e São Paulo

Continuando com o ranking com as maiores favelas do Brasil, em sétima colocação está Pirambu, que fica na capital do Ceará, Fortaleza. Com um pouco menos de 43 mil moradores, começou a ser ocupada por retirantes do sertão que chegaram ao município e hoje ainda apresenta problemas com saneamento, violência e coleta de lixo.

A maior cidade do país não deixa de aparecer na lista, sendo que Paraisópolis é a sua maior favela. Com cerca de 42.800 habitantes, possuindo uma grande quantidade de pessoas de baixa renda. A mesma é seguida pela Cidade de Deus, de Manaus e Heliópolis, também em São Paulo.

Pesquisar
Artigos Relacionados