Artesanato

links patrocinados

Artesanato

Artesanato

É considerado artesanato noto trabalho que é feito de forma manual ou ainda é produzido por um artesão. Ele também está ligado a cultura popular, por isso pode ser símbolo de diferentes tipos de colonização. Na maioria das vezes, ele identifica os traços de uma cultura e é feito em casa.

Hoje existem diversas formas de fazer artesanato. Existem escolar, revistas e livros especializados em quem quer começar um produção própria para o consumo próprio ou até mesmo para vender. Eles são bastante atrativos pelo caráter de ser uma peça única.

Turismo e o artesanato

Hoje muitas pessoas que viajam, seja pelo Brasil ou no exterior, compram peças de artesanato como uma lembrança ou presente. Essa é uma opção bem especial para aqueles que desejam sair do padrão normal de souvenir que acabam se tornando o padrão da maioria das pessoas.

Tipos de artesanato

O artesanato tem diversas variações e ele pode ser feito em diferentes tipos de material, desde tecidos até peças em madeira. Um dos mais procurados pelos brasileiros são as peças em madeira, pintadas a mão em diversos estilos com mensagens de carinho.

Outra opção legal são as peças em um material chamado biscuit. Nela, o artesão pode moldar diferentes coisas e enfeitar potes, lembranças de criança e muito mais. São peças delicadas que agradam todo mundo.

Um dos trabalhos mais conhecidos é o patch-work, que é um trabalho feito com retalhos de diferentes tipos e estampas de tecido. O patch-work é muito utilizado para a confecção de colchas e mantas. São peças bonitas e que mostram o trabalho extremo do artesão em combinar diferentes cores e tipos de estampa para gerar uma peça diferente e que no existe igual a outra.

Aulas artesanato

Quem se interessa pelo artesanato conta com diversas aulas. Nas aulas, a pessoa pode optar pelo seu tipo preferido e conhecer diversas técnicas para reproduzir os trabalhos em casa. Quem não tiver disponibilidade de tempo ou até mesmo dinheiro, pode conhecer o trabalho em revistas especializadas. Elas ensinam passo a passo como fazer o produto e também por quanto ele pode ser vendido.

Artesanato em EVA

Artesanato em EVA

Sobre o Artesanato em EVA

Seja com tecido, linhas, flores ou madeira, quem tem habilidade para fazer artesanato trabalha com qualquer material. Pode ser fazendo almofadas, caixinhas, bordando, crochetando, tudo fica lindo quando a artesã pode a mão.

As pessoas que gostam de fazer artesanato geralmente gostam bastante de um material chamado EVA. A borracha Etil Vinil Acetato é um material feito a partir de uma mistura de alta tecnologia que pode ser usado em uma infinidade de objetos, tanto no acabamento de peças como no produto inteir0o.

O preferido nas escolas

Por ser um material muito versátil, o EVA é bastante utilizado em escolas, principalmente nas de educação infantil. Por ser um material não-tóxico e de fácil limpeza é ideal para fazer brinquedos, peças e o que mais a imaginação permitir.

O EVA pode ser lavado com água e sabão, é bastante resistente e é vendido nas mais diversas cores e tamanhos (e mais recentemente com estampas). A espessura e a firmeza das folhas são variáveis, assim, existe um EVA específico para cada tipo de trabalho que se deseja fazer.

Um brinquedo que a criançada adora e que é bem fácil de fazer com EVA são os fantoches. Com pedaços coloridos da borracha é possível criar diversos personagens para depois contar histórias e brincar com os pequenos.

EVA com texturas

Há alguns anos, não existia no mercado a variedade de EVAs que encontramos hoje. Um dos tipos de borracha que constantemente aparece nas listas de materiais escolares das crianças é o EVA texturizado. As folhas emborrachadas são vendidas com algumas ranhuras e até com os pedacinhos soltando como se fosse um tecido.

Materiais

Além de ser encontrado a preços acessíveis, o EVA apresenta uma maleabilidade grande. As ferramentas usadas para trabalhar com essa borracha são tesouras e estiletes. A cola quente também um grande aliado na hora de montar os artesanatos.

Máscaras e fantasias

Mas não são só as crianças que se beneficiam da usabilidade do EVA. Muitos adolescentes e jovens usam o material para criar máscaras e vestimentas para festas a fantasia. Muitas são as opções de fantasias a serem criadas, as mais comuns são de animais.

É fácil encontrar chapéus divertidos fabricados nesse mesmo material ou fazer esses adereços com o EVA de sua preferência.

Pesquisar
Artigos Relacionados