Anatel Telefone para Reclamações

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Anatel Telefone para Reclamações

Anatel Telefone para Reclamações

A Agência Nacional de Telecomunicações (mais conhecida pela sigla Anatel) é um dos órgãos reguladores que foi criado pelo governo federal com o objetivo de fiscalização e análise das empresas da área de telecomunicação em todo o território nacional, sendo alguns exemplos as operadoras de celular, bem como as de telefone fixo, as empresas de TV a cabo, os canais de TV aberta, as emissoras de rádio, etc. Além de analisar se elas respeitam a lei (por exemplo no sentido de respeitar o alcance das ondas no caso de uma rádio), a Anatel também analisa os conteúdos exibidos por esses canais, se eles estão de acordo com o horário (a chamada censura de idade para visualizar o material), entre outras questões como um limite de conteúdo estrangeiro, etc.

Além disso, a Anatel é responsável por não deixar as empresas de TV a cabo aplicar preços abusivos de mensalidade, além de cadastrar todas as empresas que oferecem esse tipo de produto, para que possam ser analisadas a qualquer momento pelo órgão, em questões que vão além do preço (como a qualidade do serviço, expansão e despesas da empresa). A Anatel foi fundada no ano de 1997, mais especificamente no mês de julho, sendo considerada por especialistas uma criação relativamente tardia, embora desde sempre tenha sido idealizada como completamente independente do governo para que não houvesse qualquer tipo de complicação ou mesmo comprometimento entre o órgão e qualquer político brasileiro.

A Anatel já recebeu muitas críticas por instituir e autorizar emissoras de rádio e TV que tenham ligações, ainda que por muitas vezes não diretas, com políticos brasileiros. Mesmo com a tentativa de se manter afastada, a Anatel ainda tem relações com deputados, senadores e afins. Uma das ações da Anatel tenta amenizar isso, no sentido de que suas ações só podem ser impedidas pelo poder judiciário. Um dos pontos positivos do órgão é que realiza pesquisas e consultas com a população sobre os conteúdos exibidos na televisão e no rádio.

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A crítica também ocorre no sentido do monopólio das redes de TV, que são pouquíssimas e nas mãos de famílias importantes do país, defendendo seus próprios interesses. O mesmo ocorre com as quatro únicas operadoras de celular do Brasil, a Vivo, a TIM, a Claro e a Oi. Todas elas já receberam inúmeras reclamações na Anatel por causa de seu serviço inadequado, como por exemplo o não atendimento do serviço de telemarketing, a cobrança indevida de determinadas faturas ou mesmo serviços oferecidos dentro de um plano estipulado, etc.

Para realizar as reclamações, é preciso entrar na página oficial da Anatel e entrar na seção de Cidadão, depois de reclamações e serviços. Lá você encontra o número de telefone 1331, que serve para fazer denúncias e afins para a Agência. Também é possível enviar a reclamação pela internet ou através dos escritórios espalhados no país, com os endereços organizados nessa mesma seção do site, sendo que a maioria está localizado nas capitais de cada estado. Qualquer dúvida, entre em contato através do site.

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Confira Fotos da Anatel Telefone para Reclamações:

Anatel - telefone para reclamaçõesAnatel - telefone para reclamações
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Agência Nacional de TelecomunicaçõesAgência Nacional de Telecomunicações

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