Alistamento militar 2014: calendário e documentos

Alistamento militar 2014: calendário e documentos

Alistamento militar 2014: calendário e documentos

Como é obrigatório, desde 1906, para todo o cidadão brasileiro nato prestar o alistamento militar no ano que completar 18 anos sendo do sexo masculino – entretanto as mulheres são isentas de alistar-se em tempos de paz. Aqui vão algumas dicas e explicações de como funciona o processo de alistamento.

Quando e como é realizado o alistamento militar

Durante os primeiros seis meses do ano em que o jovem completa 18 anos de idade dentre o período de 1° de janeiro ao até último dia útil de junho, é realizado o alistamento militar. O alistamento é feito no órgão responsável mais próxima da residência do cidadão.
O jovem deve estar munido dos seguintes documentos quando se alistar em uma Junta de Serviço Militar: Carteira de identidade, ou caso a não tenha o RG, deve portar a certidão de nascimento e conforme a Lei 12.037, de 1° de outubro de 2009 deveram ser aceitos também como documento comprobatório de identificação a carteira de trabalho e a carteira profissional; passaporte ou quaisquer outros documentos públicos que permitam a identificação do cidadão; um comprovante de residência (contas de água, luz) e uma fotografia 3×4.

Alistamento militar 2014

Como é realizada a seleção dos jovens alistados

A primeira das seleções é o alistamento, que acontece durantes os primeiros 6 meses do ano, entre janeiro e abril. Os jovens recebem o Certificado de Alistamento Militar (CAM) e através do CAM recebem a data em que deve se apresentar para a seleção, que ocorre em um quartel da Marinha, Exército ou Aeronáutica geralmente entre julho e outubro. Sendo que nesta fase, boa parte dos alistados pode ser é dispensada aleatoriamente e obtendo o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). Porém os que continuarem no processo seletivo serão submetidos a exames psicológico, físico, cultural e moral. E depois com base nos resultados dos testes uma parte dos inscritos é liberada por excesso de contingente. Seis meses depois se realiza a última fase da seleção, quando os candidatos realizam novos exames. Caso continuem aptos ao serviço, serão selecionados os que obtiverem o perfil mais adequado às funções do militar.

A punição no caso de o jovem não se alistar

Caso o jovem não se aliste em uma Junta Militar no período destinado a isso, o cidadão torna-se um refratário, caso isso aconteça o jovem não poderá ser associado, funcionário ou empregado em nenhuma empresa ou instituição, obter passaporte, ele não poderá assinar contrato com o Governo Estadual, Governo Federal ou Governo Estadual, matricular-se ou prestar exame em qualquer instituição de ensino, neste caso não poderá obter carteira profissional ou se inscrever em algum concurso para cargo público.

Serviço militar obrigatório

Prestando o Serviço Militar Obrigatório

Caso o jovem esteja apto em todos os exames realizados pelo Exército, Marinha ou Aeronáutica, ele deverá ingressar no Serviço Militar Obrigatório, como soldado recruta. E receberá, no período de um ano, uma formação militar básica e ao final do ano de serviço obrigatório ele será dispensado. Caso o jovem queira continuar no Serviço Militar, ele poderá permanecer por mais sete anos no quartel, sendo dispensado sem chances reengajar após esse período. Caso queira trilhar uma carreira militar, o jovem deve se submeter a uma nova seleção – realizada por concurso público. Para obter mais informação sobre a carreira militar, o jovem pode encontrar nos sites do Exército, Marinha ou Aeronáutica.

Jovens alistados Serviço militar 2014

GD Star Rating
loading...
Alistamento militar 2014: calendário e documentos, Nota: 4.8 de 5 com 5 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados