Agendar passaporte: como fazer

links patrocinados

Agendar passaporte: como fazer

O que é e qual é a importância do passaporte?

O passaporte é um documento emitido pela polícia federal para que você possa, entre outras coisas, transitar em outros países do mundo. Basicamente, o passaporte é obrigatório para que você entre e saia de todos os países do globo, exceto nos países membros do Mercosul, onde é possível entrar somente com o RG.

Em geral, o processo para requerer e retirar o passaporte leva pouco mais de três meses. Isso pode demorar mais ou menos tempo, já que o número de solicitações e pedidos do passaporte varia durante o ano. Por isso, caso precise fazer uma viagem e já possua a data, procure fazer seu passaporte o quanto antes para evitar transtornos.

Como fazer para agendar seu passaporte

Agendar passaporte: como fazer Agendar passaporte

Muitas pessoas precisam tirar o documento, mas não sabem como fazer para agendar o passaporte. A verdade é que não são todos os casos que precisam de agendamento. Mas o solicitante só irá saber se precisa agendar o atendimento após fazer a solicitação do passaporte.

O processo não é complicado. Em primeiro lugar você deve juntar todos os documentos necessários para que você possa tirar o passaporte. A lista dos documentos pode ser consultada no site da Polícia Federal (que é onde você deverá fazer a solicitação), mas inclui RG, CPF, título de eleitor e comprovantes de votação das duas últimas eleições, comprovante de dispensa do serviço militar para homens, entre outros documentos que podem ser requeridos em casos específicos.

Em seguida, preencha os dados pedidos no formulário de requerimento de passaporte pela internet. As informações são simples, preenchíveis em dez minutos. Por último, pague a guia GRU, que atualmente é de R$156,07. Depois disso, basta ir até o local combinado e entregar os documentos. Você sai de lá com o passaporte já pronto. Em alguns casos, é preciso agendar o atendimento por conta da grande demanda. Você irá saber se precisa agendar quando finalizar o processo na internet.

Como fazer

Qual a validade do passaporte

O passaporte brasileiro comum tem validade de cinco anos para quem possui mais de quatro anos de idade. Para quem é mais novo, a validade vai diminuindo de acordo com a idade. Para quem tem entre três e quatro anos a validade é de quatro anos. Para dois a três anos, a validade é de três anos. Para quem tem de um a dois anos, a validade é de dois anos. E para os recém-nascidos, a validade do passaporte é de um ano.

Este procedimento é feito desta forma, pois as crianças mudam de rosto com o passar dos anos. E o passaporte é um documento que serve para identificação das pessoas fora do país. Ou seja, é a segurança do país e da própria pessoa.

Agendar passaporte

O passaporte substitui o RG?

No Brasil, é possível utilizar o passaporte como substituto do RG em qualquer situação onde ele é exigido. Isso porque, assim como a carteira de identidade, o passaporte é um documento com foto e possui fé pública em todo o território nacional e internacional, ou seja, o passaporte é um documento ainda mais completo do que o RG.

Agendar passaporte: como fazer - saiba mais

A facilidade do agendamento do passaporte

Caso durante o seu processo de retirada do passaporte seja necessário agendar o atendimento na polícia federal, você precisa selecionar uma data e um horário específico dentre aqueles que são ofertados a você. É possível que as datas não se encaixem em nenhuma data possível para você. Por isso, é necessário que, ao solicitar e agendar o passaporte, você deve fazer um remanejamento de compromissos, já que se perder a data marcada, poderá ter a entrega do passaporte atrasada.
Se planeje bem e faça o requerimento de seu passaporte o quanto antes para evitar transtornos. Depois, é só aproveitar sua viagem de forma tranquila e sem complicações.

Pesquisar
Artigos Relacionados