Açúcar Mascavo

links patrocinados

Açúcar Mascavo

Açúcar Mascavo

O que é o Açúcar?

O açúcar é um carboidrato presente em muitos compostos orgânicos que tem como finalidade fornecer energia ao organismo, e após uma fácil transformação, vira glicose, que é a única moeda energética reconhecida pelo cérebro. O açúcar pode ser encontrado de forma genuína nas frutas, vegetais, nos leites e também na cana-de-açúcar.

O açúcar mascavo é obtido através da condensação do caldo de cana recém-extraído, eliminando a utilização da química empregada para clarear e refinar o açúcar cristal. A cor do açúcar mascavo varia de acordo com a estação do ano em que a planta é colhida, podendo ir do dourado ao marrom.

As diferenças entre o açúcar cristal e o açúcar mascavo

O açúcar mascavo conserva teores de sais minerais, já o cristal, perde metade desses sais no processo industrial ao qual é submetido. Como é o caso do cálcio, enquanto o açúcar mascavo contém aproximadamente 3,40 miligramas desse mineral em uma colher de chá, o refinado detém apenas 0,07 na mesma proporção, portanto se você sofre de osteoporose e problemas na coagulação do sangue, opte pelo açúcar mascavo.

Composicao do Acucar Mascavo

O mesmo ocorre com o potássio, enquanto o mascavo contém 13,76 miligramas em uma colher de chá, o cristal tem 0,17. Outra diferença entre os dois é a quantidade de magnésio, que ajuda no sistema imunológico do corpo, apenas o açúcar mascavo a contém.

A quantidade de calorias presentes em uma colher de chá de açúcar são praticamente as mesmas nos dois tipos de açúcares (387 no refinado e 376 no mascavo). Porém, como o açúcar mascavo é processado mais rapidamente pelo organismo humano, as calorias são gastas mais rapidamente.

Acucar Mascavo no Brasil

Pessoas com Diabetes Podem Consumir o Açúcar Mascavo?

Cerca de sete milhões de brasileiro tem diabetes, sendo que, segundo um estudo da Sociedade Brasileira de Diabetes, apenas 40% dos portadores desta doença estão cientes da sua existência. A diabetes é um problema metabólico crônico ocasionado pela deficiência de insulina (insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas), ocasionado geneticamente ou como conseqüência de má alimentação e sedentarismo. Principalmente decorrido de uma alimentação com excesso de açúcar.

Conserva do Acucar Mascavo

Não é recomendado que diabéticos comam frutas ou legumes de maneira deliberada, devido à presença da frutose (nome do açúcar presente nesses alimentos), o ideal é que elas comam pequenas porções durante o dia inteiro, o mesmo acontece com o açúcar mascavo, não é proibido o seu consumo, porém a quantidade que a pessoas que tem diabetes deve comer é mínima. O açúcar cristal e o açúcar mascavo acarretam em danos aos diabéticos, porém o açúcar mascavo trás consigo uma série de fatores benéficos, devido à presença de magnésio, cálcio e potássio.

Onde encontrar o Açúcar Mascavo

O açúcar mascavo é encontrado em quase todos os supermercados, lojas de produtos naturais e também em algumas feiras. O preço varia bastante do local e quantidade da compra, normalmente o preço do quilograma varia de R$ 3,90 até 6,00 reais. Vale a pena pagar um pouco mais caro no açúcar mascavo do que no açúcar cristal visto os benefícios que ele trás ao organismo humano.

Utilizacao do Acucar Mascavo Acucar

Pesquisar
Artigos Relacionados