A importância da tipografia

links patrocinados

A importância da tipografia

Já imaginou se o logo da Coca-Cola fosse escrito com a fonte arial? Não teria o mesmo impacto, não é mesmo? Confira qual a importância da tipografia para os meios de comunicação e para o próprio destaque em si da palavra.

O que é a tipografia?

A importância da tipografia Conheça a importância da tipografia

As revistas, livros, páginas da web, jornais, campanhas publicitárias e mesmo o próprio nome das marcas são elementos que dependem muito da importância da tipografia para terem maior destaque. A tipografia nada mais é do que a arte de pensar em como o texto vai ser apresentado ao público-alvo graficamente falando.

Vários fatores são decisivos para uma boa escolha, como a fonte, separação e tamanho das letras, serifa, espaçamento entre linhas, paleta de cores, disposição das palavras na página física ou virtual, método de impressão, ou seja, tudo que está envolvido no processo de produção do material escrito. Como já podemos observar, a importância da tipografia é muito grande.

Tipografia

A importância da tipografia: sua história e fontes em destaque

Deixar o texto atraente e em harmonia com o tema e as imagens são os principais objetivos dentro da importância da tipografia. Esta, entretanto, não é igual desde sempre, já que desde a época que a prensa foi inventada, já se mudou muita coisa no modo de escrever. Com o advento da tecnologia, a computação gráfica está muito mais perto de todos, o que permite a reinvenção das técnicas tipográficas para algo mais moderno e contemporâneo.

Desde o começo existem fontes que são usadas e que, hoje, são ainda consideradas como visualmente agradáveis, como é o caso da Arial, Futura, Helvetica e Garamond. Entretanto, a criação de novas fontes conferiu ainda mais possibilidades de criação para a importância da tipografia, que está cada vez mais envolvente e atrativa.

O que é Tipografia

Passando a mensagem ao público

Como a importância da tipografia recai principalmente em deixar a produção e distribuição do texto agradável para a leitura, a legibilidade é outro fator determinante. As letras devem ter tamanhos semelhantes, fontes que harmonizam entre si e inclinação moderada para que não haja muita poluição visual ou dificuldade de ler.

Como sua principal proposta é passar uma mensagem e um impacto, esse impacto pode começar pelo seu visual. Aposto que você já bateu o olho em um cartaz e teve vontade de lê-lo por causa de sua proposta tipográfica, mesmo sem saber exatamente disso. Assim, a importância da tipografia é muito grande para quem deseja se comunicar de alguma forma pela escrita.

A importância da tipografia - saiba mais

A importância da tipografia: originalidade

Outro fator que também entra na importância da tipografia é que essas técnicas podem deixar qualquer trabalho único, o que lhe garante valor de mercado por isso. Tudo que é muito igual acaba perdendo a sua função de destaque e passa a ser mais do mesmo, por isso que publicitários, diagramadores, jornalistas e designers gráficos, por exemplo, devem prestar bem atenção em seu trabalho. Isso ainda serve para quem vai fazer uma apresentação em slides, por exemplo, ou trabalhos de arte.

Pesquisar
Artigos Relacionados