Páscoa 2010

links patrocinados

Páscoa 2010

Páscoa 2010

A Páscoa é uma das cerimônias religiosas mais antigas e celebra a morte de Jesus Cristo e sua ressurreição alguns dias depois. Católicos e judeus celebram a data de maneira diferente, sendo que para o povo judaico é a libertação da população de Israel que deve ser relembrada.

A Páscoa católica celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois que ele é crucificado e colocado em um sepulcro, ele volta à Terra três dias depois. Antes mesmo da morte de Cristo, os povos antigos comemoravam a Páscoa quando o inverno chegava ao fim e começava a primavera. O nome da data, inclusive, deriva do nome da deusa da primavera, chamada Esther, sendo que nos Estados Unidos a Páscoa é conhecida como Easter.

Dia da Pascoa

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a Páscoa começa bem antes do tradicional domingo. Para os católicos ela tem início na quarta-feira de cinzas, logo após o carnaval, quando começa a quaresma, período de quarenta dias em que o foco é a purificação do espírito. Por conta disto, carnes e outros alimentos são retirados do cardápio e orações e caridades são realizadas. O período de penitência termina no domingo de Páscoa.

A Páscoa judaica celebra a libertação do povo de Israel, que partiu em direção à Terra Prometida. Acredita-se que após o lançamento de dez pragas no Egito, aquele que matasse um cordeiro e espalhasse seu sangue na porta protegeria seu filho primogênito da morte. Como muitos não deram bola ou não tiveram a chance de seguir a tradição, milhares de homens foram mortos, incluindo o filho de Faraó. Bastante emocionado, o Faraó decidiu libertar então o povo de Israel.

Símbolos da Páscoa

Simbolos da Pascoa

O coelho é um dos símbolos mais conhecidos da Páscoa e representa, além da fertilidade, o poder da igreja em levar a mensagem de Cristo para as pessoas. O ovo também é bastante representativo e simboliza o nascimento, o começo de uma nova vida.
O cordeiro é outro animal presente nesta data e representa Jesus Cristo, que morreu na cruz para salvar as pessoas de seus pecados. Moisés, por outro lado, sacrificou um cordeiro para representar o sofrimento de seu povo ao longo dos anos.

A colomba pascal, um dos alimentos mais populares desta data, simboliza a vinda do Espírito Santo. É oferecida na forma de pomba da paz, pois acredita-se que uma pomba branca apareceu durante o batizado de Jesus.

Pascoa no Brasil

Outros símbolos cristãos são o girassol, que representa a busca da luz da religião pelas pessoas, o sino, que é tocado vigorosamente no domingo para celebrar o renascimento de Cristo e o círio, que é uma vela com as inscrições Alfa e Ômega, que por sua vez significam “Deus é o princípio e o fim de tudo”.

Tradições da Páscoa

No domingo de Páscoa é muito comum que as famílias se presenteiem com ovos de chocolate ou de galinha e pintados à mão, como forma de desejar boa sorte aos mais próximos. Também é costume comer peixe, sendo que um dos mais consumidos nesta época é o bacalhau. Para os cristãos, as iniciais da palavra peixe em grego são também as iniciais da frase “Jesus Cristo, Filho de Deus, é o Nosso Senhor”.

Celebracao da Pascoa Almoco de Pascoa

Pesquisar