Como superar o medo de altura

links patrocinados

Como superar o medo de altura

O medo de altura, também conhecido como acrofobia ou larofobia, é a sensação de mal-estar que a pessoa tem ao visitar lugares altos. É importante ressaltar, antes de qualquer coisa, que a fobia é um medo irracional de algo. Ou seja, se o lugar alto em questão realmente oferecer riscos – como uma montanha de difícil acesso, por exemplo -, não se trata necessariamente de medo de altura, apenas de um medo justificável.

Quem tem medo de altura, inclusive, pode até mesmo se acostumar a determinados lugares altos. É comum, por exemplo, que o portador desta fobia more em um apartamento alto, onde se sente seguro. Entretanto, se for para outro apartamento na mesma altura, sentirá medo. Até mesmo alguns alpinistas têm episódios de medo de altura.

Riscos do medo de altura

Como superar o medo de altura Saiba Como superar o medo de altura

Embora costume ser encarado como um problema menor, o medo de altura pode ser perigoso. Quem tem acrofobia pode, por exemplo, ficar desnorteado em lugares altos, o que leva a um ataque de pânico que impede a pessoa de tomar decisões racionais sobre como deixar aquele local. Curiosamente, a acrofobia não costuma ter relação com a aerofobia, que é o medo de voar. Uma das explicações é que, enquanto está em um avião, a pessoa não visualiza uma conexão entre o local onde está e o solo.

Medo de altura

Características do medo de altura

Precisamos levar em conta que nenhuma pessoa nasce com acrofobia. O sentimento, assim como em outras situações de estresse, surge como resposta devido a uma suposta ameaça. Esta resposta do cérebro não precisa necessariamente ser encarada como um problema. O medo de altura começa a ser preocupante quando impede a pessoa de realizar algumas atividades cotidianas. Se, por exemplo, o indivíduo não consegue andar em varandas altas, ou utilizar um elevador panorâmico, é possível que o problema precise de alguma atenção. Felizmente, curar o medo de altura não é assim tão complexo, mas a ajuda profissional pode ser necessária.

Supere o medo de altura

Enfrentando o problema por conta própria

O medo de altura tem origens psicológicas. Portanto, sua cura passa pelo mesmo caminho. O primeiro passo para enfrentar o medo de altura é tomar conhecimento do problema, buscando compreender o porquê daquela fobia. Uma boa dica é tentar superar o problema por etapas. Voltando ao exemplo do elevador panorâmico: se você não consegue, por exemplo, chegar ao vigésimo andar, tente subir até o quinto, depois até o décimo, e assim por diante. É importante que estas tentativas sejam realizadas em locais seguros, de onde você possa sair facilmente. Uma varanda é recomendável, mas uma escalada deve ser evitada nesta primeira etapa.
Exercícios de relaxamento também são excelentes para superar o medo de altura. Feche seus olhos e imagine-se em um lugar alto. Aos poucos, vá tentando se acostumar àquele ambiente.

Confira Como superar o medo de altura

Ajuda profissional

Se o medo de altura persistir, talvez seja uma boa opção procurar ajuda médica. Em casos raros, é necessário utilizar medicamentos para superar o medo de altura. A terapia para superação deste medo inclui exercícios contra a ansiedade e atividades para controlar a respiração.

Pesquisar