Vestibular 2010

links patrocinados

Vestibular 2010

Vestibular 2010

Só de ouvir falar na palavra vestibular muitos estudantes tremem e suam frio. E não é para menos, afinal, este processo seletivo é a porta de entrada para o ensino superior, permitindo que o então aluno de ensino médio seja alçado à categoria de universitário.

O vestibular surgiu no Brasil em 1911 por iniciativa do então ministro da Justiça e dos Negócios, Rivadávia da Cunha Corrêa. Até então, somente os estudantes de colégios tradicionais tinham a chance de frequentar a universidade.

No início, o vestibular era composto por prova escrita com questões de português, língua estrangeira, matemática, física e química e também com conteúdo do primeiro ano do curso escolhido, o que obrigava os estudantes a procurarem aulas especiais, e prova oral.

A partir da década de sessenta, as provas de todas as universidades federais passaram a ser aplicadas no mesmo dia, impedindo que um aluno concorresse à uma vaga em mais de uma instituição.

Na década seguinte, a Comissão Nacional do Vestibular Unificado garantiu um processo seletivo regulamentado.

A partir deste momento, as provas passaram a ser aplicadas em dias diferentes e o conteúdo cobrado passou a ser somente aquele ensinado no ensino médio.

Provas do Vestibular

Tipos de vestibular

As universidades federais foram obrigadas, a partir de 2009, a usar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em alguma ou todas as fases de seus processos seletivos.

O vestibular de 2010, portanto, foi diferente para muitos estudantes, que até então se preparavam levando em conta somente as provas criadas pelas empresas organizadoras.

As instituições particulares têm mais liberdade para criar seus processos seletivos, sendo que não são obrigadas a utilizar o ENEM.

Além do ENEM, os processos seletivos pelo Brasil afora contam com prova objetiva com questões de matemática, física, química, biologia, português, língua estrangeira, geografia e história, redação e em alguns casos com uma prova específica e discursiva, na qual são cobradas questões relacionadas à área do curso escolhido pelo estudante.

Tipos de Vestibular

Como se preparar para o vestibular

O vestibular é um verdadeiro divisor de águas na vida de um estudante. Por ser tão importante, o exame causa pressão e estresse nos alunos, o que muitas vezes compromete o desempenho deles na prova, ainda que saibam muito bem o conteúdo cobrado.

Antes de fazer o exame, portanto, é essencial manter a calma. Durante todo o ano que antecede a prova é essencial ler muito, incluindo livros, revistas semanais e jornais diários, tanto para ficar atualizado quanto para aumentar o vocabulário e a capacidade de interpretação, responder questões de provas anteriores e fazer um cronograma de estudos, evitando o acúmulo de conteúdo.

Como se preparar para o vestibular

Informações sobre o vestibular

Os sites das universidades sempre concentram informações sobre seus respectivos processos seletivos. Alguns portais dedicados à educação, como o Guia do Estudante, também trazem dicas úteis e um calendário com os exames que estão por vir.

Quem está pensando em prestar vestibular deve ler com atenção os editais das instituições de interesse, assim como pesquisar a reputação do curso escolhido, sendo que frequentar um curso bem avaliado pode contar muitos pontos na hora de entrar no mercado de trabalho.

Informacoes sobre o Vestibular 2010 Resultado do Vestibular 2010

Pesquisar