SISU 2014

links patrocinados

SISU 2014

O SISU (Sistema de Seleção Unificada) é o meio pelo qual os estudantes podem ingressar seus estudos a nível superior em universidades públicas do Brasil, para se inscrever é necessário apenas que o estudante tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano em que este for tentar entrar na universidade.

Confira mais

SISU 2014 SISU

Período de inscrição no SISU foi do dia 06 ao dia 10 de janeiro, o resultado da primeira chamada foi no dia 13 de janeiro, as matrículas referente a primeira chamada ocorreram do dia 17 ao dia 21 de janeiro, o resultado da 2ª chama foi no dia 27 de janeiro, o prazo para a participação da lista de espera foi do dia 27 de janeiro ao dia 07 de fevereiro, a matrícula referente a 2ª chamada foi do dia 31 de janeiro ao dia 4 de fevereiro e a convocação dos candidatos interessados na lista de espera iniciou-se no dia 11 de fevereiro, não havendo uma data certeira para o chamamento destes estudantes, visto que para isso, é necessário que outros alunos não se matriculem ou abandonem os cursos para os quais outros estudantes tem interesse em entrar.

Conheça o SISU 2014

Universidades Inscritas no SISU

A maioria absoluta das universidades particular do Brasil tem inscrição no SISU, a única diferença é em relação ao percentual de vagas dispostas para este critério de avaliação e também a forma a qual a universidade faz uso da nota do ENEM. Existem duas formas de usar o Exame Nacional do Ensino Médio no processo seletivo de uma universidade: a primeira, é através de composição de nota, ou seja, o ENEM terá uma participação na pontuação final do candidato, por exemplo, na UERN, o ENEM corresponde a 20% da pontuação final do vestibular, ou então, compondo a nota integralmente, como ocorre na UTFPR, por exemplo.

Universidades de destaque como: UFES, UFMG, UFLA, UFRJ, UFSCar, Unicamp, IFMG, IFF, UFSC, UFPR, UERGS se encontram na lista das universidades que adotam o ENEM como parte ou de maneira integral a nota do ENEM em seu processo seletivo.

Sistema de Seleção Unificada

Nota de Corte

A nota de corte é aquela a qual o candidato precisa atingir para entrar no curso na universidade pretendida, esta nota de corte varia basicamente de acordo com a concorrência do curso. A oscilação da nota de corte é muito frequente, normalmente, nos primeiros dias, esta nota é relativamente baixa, porém, vai aumentando gradativamente com a realização de novas inscrições. Então, o candidato deve sempre estar atento a sua nota e a nota de corte do curso o qual se interessa para poder optar pela instituição de acordo com a sua nota e a nota de corte que esta apresenta.

SISU 2014 - saiba mais

Congelamento de nota já!

O principal problema do SISU é que este não apresenta o congelamento de nota, ou seja, você poderá se inscrever com a sua nota que, aparentemente, é maior do que a nota de corte contatada no sistema do SISU, entretanto, esta nota poderá mudar sem que você tenham consentimento (pois muda após o término do período de inscrição), desta forma, muitos alunos acabam não entrando na universidade, pois a nota do SISU não foi estagnada, mudando de última hora quando as inscrições já estão encerradas.

Pesquisar