Rio 2016

links patrocinados

Rio 2016

Rio 2016

A trigésima primeira edição moderna das Olimpíadas de Verão, que ocorrerá no ano de 2016, já tem local definido: Rio de Janeiro, Brasil. A cidade maravilhosa foi escolhida já no ano de 2009, durante sessão oficial do Comitê Olímpico, em Copenhage, na Dinamarca. O evento teve grande destaque na mídia não apenas por se tratar da maior disputa esportiva do mundo, mas também por ser a primeira vez que uma cidade da América do Sul é definida como sede. As datas das competições serão entre os dias cinco e vinte e um de agosto.

O local de abertura e encerramento será no tradicional Estádio do Maracanã, que também foi palco das mesmas formalidades para os jogos panamericanos de 2007, além de já ser conhecido mundialmente pelos entusiastas de esportes como o local do milésimo gol do Pelé, bem como da sua última partida. Além disso, será uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, que também será realizada no Brasil – se tornando o segundo estádio na história a receber duas finais de Copa do Mundo (a outra tendo sido em 1950), junto com o estádio Azteca, no México (Copas de 1986 e 1970).

As Olimpíadas de 2016 terão vinte e oito modalidades esportivas – duas a mais do que na de 2012, que será realizada em Londres, na Inglaterra. Os dois esportes inclusos e aprovados pelo Comitê foram golfe e rugby. A estimativa é que mais de duzentos países participem da competição, totalizando cerca de dois mil e quinhentos atletas. Ainda em 2007, quando foi encerrado o prazo de inscrição para as cidades que seriam sede, o Rio de Janeiro disputava com: Chicago (Estados Unidos), Tóquio (Japão), Doha (Qatar), Baku (Azerbaijão), Madri (Espanha) e Praga (República Checa).

Locais de competição das Olimpíadas

As únicas competições que serão fora da cidade do Rio de Janeiro são as de futebol, que foram escolhidas a partir das sedes para a Copa do Mundo de 2014: Estádio da Fonte Nova (Salvador, Bahia), Estádio Nacional de Brasília, Estádio Mineirão (Belo Horizonte, Minas Gerais) e Estádio do Morumbi (São Paulo). Além disso, na própria cidade do Rio, serão construídas áreas não esportivas, como a Praia Olímpica, a Vila da Mídia (destinada para as acomodações de jornalistas do mundo todo), a Vila Olímpica (alojamentos dos atletas) e International Broadcast Center (IBC), local destinado para a transmissão dos dados e matérias apuradas pela mídia.

Na Zona da Barra, os esportes que serão disputados incluem: basquetebol, handebol, judô, lutas, hóquei sobre grama, tênis, taekwondo, ciclismo de pista, pólo aquático, saltos ornamentais, nado sincronizado, natação, ginástica artística, ginástica de trampolim e ginástica rítmica, golfe, badminton, boxe, halterofilismo e tênis de mesa.

Na Zona Deodoro, as competições serão de: hipismo, tiro esportivo, pentatlo moderno, esgrima, BMX, canoagem slalom e mountain bike.

Na Zona Maracanã, os esportes inclusos são: atletismo, abertura e encerramento, além das finais de futebol, voleibol, chegada da maratona, tiro com arco e rugby.

Na Zona Copacabana, conhecida internacionalmente pelas praias, haverá disputas ao ar livre, como: canoagem velocidade, remo, maratona aquática, voleibol de praia, triatlo, vela, ciclismo de estrada e marcha atlética.

Fotos

Confira Fotos do Rio 2016:

Olimpíadas Rio de Janeiro 2016Olimpíadas Rio de Janeiro 2016
Rio 2016Rio 2016
Rio de JaneiroRio de Janeiro

Pesquisar