Ranking da FIFA define cabeças de chave da Copa de 2014

links patrocinados

Ranking da FIFA define cabeças de chave da Copa de 2014

O ranking de seleções da FIFA, divulgado periodicamente, costuma ter apenas um valor ilustrativo, para que sejam analisados os desempenhos das seleções nacionais. Contudo, o ranking de outubro de 2013 tem uma importância maior: a partir dele são definidos os cabeças de chave da Copa do Mundo de 2014, ou seja, as equipes que ficarão à frente de cada grupo.

Confira mais

Ranking da FIFA define cabeças de chave da Copa de 2014 Copa de 2014

Nesta quinta-feira, 17 de outubro, a FIFA anunciou o ranking, confirmando as primeiras grandes surpresas da Copa no Brasil. Com base no ranking, sete dos oito cabeças de chave já foram definidos, restando apenas uma última vaga, que ficará entre Uruguai e Holanda. Os uruguaios disputarão a repescagem para a Copa do Mundo contra a Jordânia. Caso se classifiquem, os uruguaios serão cabeças de chave. De outra forma, a vaga ficará com a já classificada Holanda.

Conheça o Ranking da FIFA define cabeças de chave da Copa de 2014

Os cabeças de chave

Embora seja apenas o 11º no ranking de outubro da FIFA, o Brasil é automaticamente um cabeça de chave, por sediar a competição. Outras equipes que serão cabeças de chave são Alemanha, Espanha, Argentina e Colômbia. As grandes surpresas ficaram por conta de Suíça e Bélgica, tirando da condição de cabeças de chave tradicionais equipes como Inglaterra e Itália.

Cabeças de chave da Copa de 2014

Critérios

Os cabeças de chave são definidos pela ordem de classificação no ranking da FIFA, que atualmente tem a Espanha na liderança. A Alemanha está na segunda posição, seguida da Argentina e da surpreendente Colômbia. Ainda mais surpreendente é a Bélgica, que alcançou a quinta posição do ranking da FIFA após realizar uma eliminatória impecável para a Copa do Mundo. O Uruguai, que ainda não tem vaga assegurada no mundial, é a sexta equipe no ranking, seguida pela Suíça e pela Holanda.

Os italianos ficaram de fora da lista de cabeças de chave por uma pontuação mínima. Os holandeses somam 1135,95 pontos, enquanto os italianos estão com 1135,61.

FIFA

Classificados

Até o momento, a Copa do Mundo de 2014 já tem 21 das 32 equipes confirmadas. Além das repescagens entre federações, a Europa ainda terá mais quatro equipes na Copa do Mundo de 2014, que serão definidas após repescagem em mata-mata. Grécia, França, Portugal, Ucrânia, Suécia, Islândia, Romênia e Croácia disputarão as quatro vagas.

A ausência de equipes do porte de Inglaterra e Itália entre os cabeças de chave aumenta a possibilidade dos chamados “grupos da morte” na Copa do Mundo de 2014. O sorteio será realizado em 6 de dezembro, na Costa do Sauípe, na Bahia. Já estão confirmadas as presenças de ex-jogadores como Cafu, Ghiggia (o inesquecível protagonista do “Maracanazo” de 1950), Lotthar Matthäus, Geoff Hurts, Fabio Cannavaro e Fernando Hierro dentre os mestres de cerimônia do evento.

O sorteio da Copa do Mundo de 2014 será transmitido ao vivo para todo o mundo. Cerca de 500 milhões de telespectadores deverão acompanhar a cerimônia. A FIFa considera que a organização do evento será um dos maiores desafios para o comitê brasileiro antes do início da Copa do Mundo.

Pesquisar